Evento foi focado em inteligência artificial (Gemini) integrada aos produtos da empresa, pensando na melhor experiência para seus usuários
O Google I/O 2024, realizado na terça-feira (14), apresentou suas últimas inovações e atualizações. O evento incluiu diversos tópicos, como os avanços em inteligência artificial, novas funcionalidades para o Android, melhorias nos serviços do Google Cloud e atualizações para o Google Workspace.
O grande destaque da apresentação foi um pacote de novidades relacionadas ao Gemini, o antigo Bard, com foco na integração da inteligência artificial generativa com o próprio Google.
Fique por dentro dos principais pontos do Google I/O 2024!
Gemini na busca – AI Overview
O Gemini na busca (AI Overview) foi um dos pontos-chave do evento, especialmente pelo fato de estar ainda mais integrado ao mecanismo de busca e agora poder responder perguntas diretas e até criar conteúdos personalizados.
Será possível fazer pesquisas simples, como pedir um cardápio para cada dia da semana, até buscas complexas, que ocorrem em mais de uma etapa e demandam de histórico e contexto.
Na prática, a bigtech está oferecendo resultados com informações mais completas para seus usuários, além de compartilhar links úteis para que tenham acesso a mais informações confiáveis.
Portanto, com o AI Overview, o Google utiliza inteligência artificial para analisar e resumir as informações mais relevantes, apresentando um conteúdo personalizado baseadas no Google SGE (Search Generative Experience).
Sundar Pichai, CEO do Google, está otimista que a AI Overview, a pesquisa de IA do Google, gerará mais tráfego e engajamento.
“Parte do que faz as pessoas responderem positivamente ao AI Overview é que o conteúdo e resumo que forneceremos claramente agregará valor e as ajudará a olhar para coisas que de outra forma não teriam pensado”.
Sobre o papel dos criadores, Pichai é direto: “sejam proprietários de sites, criadores de conteúdo ou artistas, posso entender o quão emocionante é essa transformação. A abordagem é colocar a comunidade de criadores o mais no centro possível”.
Gemini recebe atualização
A Google revelou o modelo de IA Gemini 1.5 Flash, que possui a mesma capacidade do Gemini 1.5 Pro, mas foi otimizado para “tarefas simples, de alta frequência e baixa latência”, gerando respostas mais rapidamente.
Além disso, a Google destacou a capacidade aprimorada do Gemini para processar mais informações e introduziu o Gemini Live, visando conversas mais naturais. Nos dispositivos Android, o Gemini responderá a perguntas dos usuários sobre vídeos.
IA no Google Workspace
O Gemini vai ser introduzido às soluções unificadas do Google: o Workspace.
Isto significa que os usuários desse serviço vão poder contar com o suporte da IA no Docs, Sheets, Slides, Drive, Meets e Gmail.
O assistente será capaz de ler e-mails e criar respostas automáticas, com base no conteúdo que está analisando, bem como revisar os principais tópicos abordados em uma reunião no Meets.
A funcionalidade chegará em breve, mas será limitada. Nem todos os usuários terão acesso imediato às novas ferramentas do Workspace.
Projeto Astra
O Google revelou uma prévia do inovador projeto Astra, elevando o Lens a um nível superior. Esta ferramenta de IA compreenderá interações mais profundas e oferecerá respostas em áudio em tempo real.
Durante a demonstração no I/O 2024, um funcionário do Google usou a câmera de um celular para mostrar o escritório e fazer perguntas, que foram rapidamente compreendidas e respondidas em voz alta.
A IA identificou objetos, localizou um par de óculos perdido e determinou a localização do prédio, em King’s Cross, Londres, ao apontar a câmera para a janela.
Vale dizer que o Projeto Astra ainda não tem data para chegar aos usuários.