O que é CRM para Marketing?

Tempo de leitura: 4 minutos

Sabemos que com a crescente criação de novas estratégias e tecnologias no mercado digital, tornou-se mais complicado saber de tudo que está acontecendo. Portanto, não saber o que é exatamente CRM para marketing é uma dúvida extremamente natural. 

Pensando nisso, decidimos dedicar um tempo para explicar exatamente o que é CRM, qual seu objetivo e como colocá-lo em prática. 

Se interessou? Então, vamos lá. 

Definição de CRM

CRM é uma sigla oriunda do inglês, que significa Customer Relationship Management, cuja tradução literal é Gestão de Relacionamento com o Cliente.

Agora que você já sabe o que representa essa sigla, ficou um pouco mais fácil entender o objetivo do CRM para empresas: melhorar o relacionamento com os clientes através do relacionamento. 

Afinal, o que é CRM para marketing e como ele pode ser aplicado no dia a dia

Bom, basicamente, o CRM tem como objetivo cadastrar clientes e recolher informações valiosas, que serão utilizadas para melhorar a acuracidade das vendas do seu negócio. 

crm para marketing

Em outras palavras, podemos dizer que o CRM irá maximizar os resultados através de métodos e softwares específicos para atingir esse objetivo. 

A ideia dessa estratégia é fazer com que todas as informações recolhidas sejam utilizadas em prol da sua empresa, a fim de melhorar os resultados e o relacionamento com os clientes também. 

Ainda um pouco confuso? Então, vamos a um exemplo prático para entender melhor o conceito do CRM. 

CRM na prática

Você já teve que entrar em contato com alguma empresa para relatar um erro ou problema? Sua resposta muito provavelmente foi sim, certo?

Então, no telemarketing, por exemplo, a sua ligação será gravada e todo o atendimento será analisado, desde o relato do problema até a solução oferecida e sua eficácia.

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Mediante os dados obtidos, a empresa terá o material necessário para dizer se a solução oferecida foi de fato eficaz ou não. Além disso, através de um follow up (acompanhamento do seu problema), a empresa também saberá se o problema voltou ou se foi solucionado de uma vez por todas. 

Todos esses dados somados fazem parte de um eficiente CRM. 

Percebeu como a Gestão de Relacionamento com o Cliente já faz parte do nosso dia a dia e sequer percebemos? Por isso, é tão importante que as empresa adotem esse método, a fim de competirem com outros negócios de igual para igual. 

O que é e como funciona CRM para marketing digital?

Como dissemos, fundamentalmente uma boa estratégia CRM tem como base o uso de dados e informações.

“Mas qual a relação entre CRM e marketing digital?”

Simples, o marketing digital é a ferramenta que aumentará o alcance da sua empresa, através de serviços específicos, como SEO, marketing de conteúdo, Google e Facebook ADS, por exemplo. 

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Com um grande alcance, sua empresa gerará mais leads. E como todos sabemos, leads possuem informações valiosas, que podem -e devem- ser utilizadas dentro de uma eficiente estratégia de Gestão de Relacionamento com o Cliente.

Por exemplo, um lead visitou e preencheu um formulário em uma página de blog que tratava sobre um problema específico (como vender pela internet, por exemplo). 

Ou seja, temos um lead que identificou um problema e busca por respostas. O que fazemos em seguida é, mediante os dados fornecidos, oferecer a solução que ele busca (mostrar como ele pode vender pela internet).

Percebe como os dados são importantes? É justamente esse o conceito do CRM: analisar e elaborar estratégias específicas para maximizar os resultados. 

Adote o CRM e comece a aumentar sua acuracidade 

A melhor coisa a se fazer é contar com o suporte de uma empresa especializada em marketing digital. Ela poderá aumentar a visibilidade do seu negócio, de forma a gerar mais leads e, consequentemente, mais dados para análises e definições de estratégias para o seu negócio. 

Somente dessa será possível competir no cada vez mais concorrido mercado empresarial e conseguir maximizar os resultados.

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