59% dos gestores de mídia social e marketing pretendem ampliar a parceria com criadores de conteúdo em 2025, aponta pesquisa
O Marketing de Influência, estratégia de marketing digital que usa pessoas influentes para promover produtos ou serviços, tem crescido nos últimos anos, e isso é apontado na pesquisa “Q1 2025 Pulse Survey”, realizada pela Sprout Social.
Segundo dados do estudo, 59% dos profissionais de Marketing planejam aumentar as parcerias com influenciadores em 2025. 37% planejam manter o mesmo número de criadores que em 2024.
A “Q1 2025 Pulse Survey” da Sprout Social entrevistou 650 profissionais de marketing dos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália. Todos os entrevistados tinham funções relacionadas à gestão de mídia social e marketing de influenciadores. A pesquisa online foi conduzida pela Glimpse entre os dias 09 e 27 de janeiro de 2025.
- Conteúdo baseado em dados: transforme insights em geração de leads qualificados
- Microsoft testa Copilot Vision: IA agora interage com apps e busca conteúdo em arquivos
Por que as empresas contratam influenciadores?

Os principais motivos para promoção de produtos e serviços por meio de influenciadores, segundo a pesquisa, são a ampliação do reconhecimento de marca (66%), o crescimento no engajamento com o público (59%) e o aumento da credibilidade e confiança do consumidor e, consequentemente, crescimento na receita (55%).
A maioria das marcas (75%) mantém parceria com 1 a 10 influenciadores ao mesmo tempo.
Como as empresas podem usar o marketing de influência?
“O marketing de influência não é mais apenas uma tendência, mas uma estratégia consolidada que entrega resultados concretos. Com consumidores cada vez mais exigentes e seletivos, o boca a boca digital se tornou essencial, e os criadores são os principais impulsionadores desse processo”, disse Fabio Gonçalves, diretor de talentos internacionais da Viral Nation e especialista no mercado de marketing de influência.
Para acompanhar o ritmo das redes sociais é fundamental entender as buscas dos consumidores em cada plataforma e seus nichos. Como disse Layla Revis, vice-presidente de marketing social da Sprout Social, que os influenciadores se tornaram fontes confiáveis de inspiração e entretenimento, então, os consumidores irão continuar seguindo-os em novas plataformas digitais.