O investimento no e-commerce tem se tornado uma prática cada vez mais frequente no Brasil e no mundo à fora. Esta forma de comércio apropriou-se de todos os segmentos, até mesmo do ramo alimentício, que tinha uma aversão ao novo modelo de vendas. Hoje, podemos encontrar um amplo desenvolvimento de loja virtual com a venda de alimentos, como por exemplo o IFood e o Uber Eats.
Segundo uma pesquisa feita pela Statista, o e-commerce representou cerca de 14% do varejo em todo o mundo no ano de 2019. Com esse novo formato de vendas, campanhas digitais sólidas têm conseguido se instaurar no mercado, adquirindo ainda mais consumidores. Nesse post, iremos falar do porque você deve investir em um e-commerce e quais os primeiros passos para criar um.
Vantagens do investimento no e-commerce
Como dito anteriormente, o crescimento do e-commerce é constante. Tanto ele como o marketing digital vivem uma evolução. E o fato de estarem na internet traz grandes vantagens. Assim, possibilita um consumo mais volúvel e recorre à técnicas de SEO para atrair clientes.
O desenvolvimento de loja virtual hoje é algo indiscutível para empreendedores que desejam crescer no mercado. Não estar na internet pode significar praticamente não existir, no ponto de vista de clientes. Um exemplo disso é que quando buscamos por um estabelecimento, a ação instantânea é realizar uma visita em seu site ou redes sociais.
De acordo com o relatório da Neo Trust, as vendas realizadas por e-commerces em 2019 faturaram 75,1 bilhões de reais. Foi uma alta de 22,7% em relação ao ano anterior [2018]. Percebeu-se também que a maior parte dos consumidores está entre os que tem 36 e 50 anos. Em seguida, o maior volume de compra está na faixa etária de 26 a 35 anos. Com isso, se conclui que o e-commerce atinge uma gama cada vez maior de consumidores, com diferentes idades.
Como planejar uma loja virtual?
Para que você possa ter uma loja virtual bem sucedida, é necessário separar um tempo para se planejar. Fazendo isso, você poderá criar estratégias específicas para o seu segmento. Também terá como traçar metas e objetivos de curto e longo prazo para o seu negócio. Dito isso, o primeiro ponto a ser analisado é a estrutura do seu e-commerce.
A estrutura é responsável por sustentar o seu empreendimento, além de gerenciar o cadastramento, a venda e a entrega de produtos. Uma boa estrutura de e-commerce deve ser moderna, com navegação intuitiva e layout responsivo. Além disso, é preciso atentar-se para a contratação de servidores estáveis, com certificados digitais SSL que transmitam segurança.
Uma ferramenta que também é indispensável para o e-commerce hoje é o marketing digital. Ele ficará encarregado de fazer a divulgação de sua loja virtual, fazendo com que ela adquira autoridade nos mecanismos de busca. E como isso é feito? Por meio das técnicas de SEO. Assim, é possível trabalhar cada um de seus produtos de forma individualizada, potenciando a sua compra.
Para continuar recebendo dicas e novidades sobre o mundo do marketing digital, basta acompanhar as postagens aqui em nosso blog!