Saiba mais sobre o Inbound Marketing e veja como o Marketing de Conteúdo tem papel fundamental nesta estratégia de Marketing Digital
Se você chegou até esse artigo, muito provavelmente já identificou uma necessidade de investir em marketing digital, de forma a melhorar os resultados do seu negócio através da internet, certo?
Portanto, saiba que um bom planejamento de Inbound Marketing pode ser exatamente o que sua empresa precisa para alcançar resultados incríveis.
“Como o inbound marketing pode dar mais resultados ao meu negócio?”
A resposta para essa pergunta está nos quatro pilares do Inbound Marketing: atração, conversão, fechamento e encantamento.
Antes de falarmos mais afundo do Inbound Marketing e seus pilares, é importante mencionarmos o Marketing de Conteúdo, uma das ferramentas mais importantes dentro desse conceito de publicidade online.
Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing: entenda a relação
Vamos agora a uma breve descrição do que é Marketing de Conteúdo.
Marketing de Conteúdo nada mais é que conteúdo de qualidade gerado pelo site do seu negócio, na maioria das vezes em formato de blog posts. A ideia é criar artigos para atender as diferentes necessidades dos visitantes e leads.
Por exemplo, quando alguém está doente, essa pessoa identifica os sintomas e busca entender o que pode ser (Identificação do problema). Uma vez descoberto o problema, ela procurará o remédio que ela deve tomar (Solução).
Nesse caso, criam-se conteúdos para pessoas em diferentes etapas do funil de vendas, seja ela querendo sanar uma dúvida, identificar um problema ou encontrar uma solução.
Então, podemos afirmar que, para entender como planejar uma estratégia de Inbound Marketing eficiente, é preciso um bom trabalho de Marketing de Conteúdo.
Através do conteúdo de qualidade você e seu negócio conseguirão atrair pessoas, convertê-las e fidelizá-las, três dos principais pilares do Inbound Marketing.
Entendendo o funcionamento do Marketing de Conteúdo 2023 dentro do Inbound Marketing
Falaremos agora sobre os quatro pilares do Inbound Marketing dentro de uma estratégia eficiente para melhorar os resultados online da sua empresa.
1) Atração
Bom, antes de mais nada, é preciso dizer que a base do marketing de conteúdo, pelo menos na fase de atração, conta com um grande aliado: o Google.
Um bom conteúdo, que seja bem estruturado e escrito, com certeza será bem avaliado pelo maior mecanismo de busca do mundo. Um vez que esse artigo produzido para o Marketing de Conteúdo entra no Google, você e seu negócio passarão a receber mais visitas.
Quanto mais visitas receber, mais pessoas o Marketing de Conteúdo conseguiu atrair, completando assim a primeira fase do Inbound Marketing.
E claro, um site com mais visitas, com conteúdo de qualidade, tende a gerar mais leads, entrando, assim, na segunda fase do Inbound Marketing: conversão.
2) Conversão
Ainda dentro do Marketing de Conteúdo, uma ferramenta conseguirá facilitar o processo de conversão de visitantes em leads (clientes em potencial). O nome desse grande aliado é CTA, conhecido também como call to action.
Através do CTA colocado no conteúdo, geralmente no meio e/ou no final do artigo, os clientes irão para a etapa de conversão.
A conversão se dá através de páginas conhecidas como landing pages, cujo objetivo é recolher dados importantes dos clientes, para que a equipe de venda e telemarketing possa, enfim, fechar negócio e conseguir mais um cliente.
Nas landing pages é preciso contar também com conteúdo de qualidade, uma vez que nelas os leads vão ler sobre seu negócio e como ele pode ajudá-lo.
Agora, podemos perceber melhor a importância do Marketing de Conteúdo em pelo menos duas etapas do Inbound Marketing: atração e conversão.
3) Fechamento
O fechamento é uma fase em que o Marketing de Conteúdo não entra em cena, já que aqui o foco está em fechar com os leads, de modo a transformá-los em clientes de fato.
Por isso, a dica aqui é contar com uma boa Gestão de Relacionamento com o Cliente, tradução livre da sigla CRM.
Leia sobre CRM e entenda mais sobre o assunto
Com uma boa equipe de vendas e telemarketing, será possível utilizar todos os dados obtidos nas landing pages para oferecer aos leads exatamente o que eles precisam, de forma a maximizar as chances de conseguir fechar um cliente.
4) Encantamento
A fase de encantamento pode ser entendida também como o momento em que as empresas fidelizam os clientes.
Nessa etapa, o Marketing de Conteúdo pode novamente ser útil, já que mandar regularmente conteúdo de qualidade através do blog aos clientes pode ser uma maneira eficiente de manter sua marca ativa no dia a dia das pessoas que já adquiriram produtos ou contrataram serviços do seu negócio.
Além do Marketing de Conteúdo, vale ressaltar que o e-mail marketing é outra ferramenta importante para encantar e fidelizar os clientes.
Comece agora sua estratégia em Inbound Marketing
Percebe agora como através do Marketing de Conteúdo e das quatro etapas citadas toda a estratégia de Inbound Marketing pode levar um simples visitante a se tornar um cliente encantado com sua empresa.
Caso queira conhecer mais sobre Inbound Marketing, faça uma consultoria com uma agência de marketing digital experiente e bem avaliada no mercado, como é o caso da Bloomin, e comece a conhecer as vantagens de esse tipo de estratégia pode oferecer ao seu negócio.
Gostou do artigo? Então, acompanhe o blog da Bloomin para ler mais conteúdo como este. Até a próxima!