Como vender pelo Instagram: guia completo 2020

Tempo de leitura: 6 minutos

O Instagram é, sem dúvida, uma rede social que veio para inovar. Não à toa está presente no dia a dia de muitas pessoas, sendo que conta, atualmente, com mais de 1 bilhão de usuários ao redor do mundo. Se você é um empreendedor, a essa altura com toda certeza já deve ter pensando em como vender pelo Instagram, não é mesmo? 

Vender pelo Instagram está longe de ser difícil ou um bicho de sete cabeças, mas ainda sim é preciso tomar alguns cuidados e seguir algumas valiosas dicas para conseguir atingir o objetivo de vender pelo aplicativo. 

Portanto, pensando em ajudá-los, decidimos fazer um guia completo sobre como vender pelo instagram de forma eficiente e prática, sem dores de cabeça. 

Mas, antes de falarmos efetivamente sobre as dicas para ajudá-lo a vender, é importante responder a seguinte pergunta: por que investir no instagram e não em outra rede social? 

Instagram: a rede social que pode ser a extensão do seu negócio! 

O Brasil atingiu a marca de, pasmem, mais de 66 milhões de usuários ativos no Instagram. Pensando que possuímos uma população de mais de 200 milhões de habitantes, talvez não pareça um número tão grande. 

Entretanto, se compararmos o Brasil com o país com mais usuários no mundo (EUA, com 110 milhões), é mais fácil compreender como esse número é significativo e importante para os empreendedores.

Como vender pelo Instagram: guia completo 2020

Baseando-se nos dados disponibilizados pelo aplicativo, é possível identificar que o Brasil é o segundo país com mais usuários ativos no planeta. Logo, torna-se mais fácil compreender o porquê o Instagram se tornou uma ferramenta tão importante para vender. 

Agora que abordamos a quantidade de usuários do Instagram e como esses números são relevantes, responda esta pergunta: 

Quais são as chances dos clientes em potencial da sua empresa estarem entre os 66 milhões de usuário no Instagram? 

Se a sua resposta foi positiva, saiba que acertou. Sem dúvida alguma o Instagram conta com usuários à procura dos mais diversos tipos de produtos e serviços, inclusive os que seu negócio oferece. 

Então, a dica é seguir a máxima “esteja onde seus clientes estão”.

Bom, se os seus clientes em potencial estão no Instagram, é exatamente lá que você deve estar. 

Primeiro passo para vender no Instagram: crie um perfil comercial

Jamais misture perfis pessoais com perfis comerciais, que são feitos justamente para vender e criar relações com leads e clientes. 

É essencial contar com um perfil profissional, focado no aspecto comercial, em oferecer produtos ou serviços. 

Além de ser importante para passar uma imagem mais séria, criar um perfil comercial dá aos empreendedores mais opções, com análise de dados, métrica, impulsionamento e com chances de colocar link no stories.

Caso tenha um perfil pessoal e queira passar para comercial, saiba que é, sim, possível realizar essa mudança, bastando realizar algumas etapas indicadas pelo próprio Instagram. 

Fotos bonitas: a chave de como vender pelo Instagram! 

O Instagram, essencialmente, é uma rede social para compartilhar fotos e vídeos (curtos). Por esse motivo, é imprescindível que seu perfil comercial tenha fotos de tirar o fôlego para atrair mais clientes em potencial. 

Imagine que já você tenha uma conta comercial com foco em venda. Não seria muito mais agradável e eficiente publicar imagens chamativas, bonitas, bem trabalhadas e editadas, se comparado a fotos genéricas e sem sentido? 

Exemplo de um feed organizado e bonito, com imagens bem editadas e que seguem um padrão

Portanto, se deseja ter um instagram pronto para vender, experimente colocar fotos mais bonitas no perfil comercial do seu negócio. 

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Se você oferece produtos, poste bonitas fotos deles. Se você oferece um serviço, poste fotos que instiguem o visitante a saber mais sobre o que sua empresa tem a oferecer.

Instagram Shopping: use e abuse

O Instagram Shopping é um recurso relativamente novo, que surgiu com o objetivo de facilitar a jornada de compra do cliente

O funcionamento é muito simples e, provavelmente, você já deve ter usado. Caso não conheça, explicaremos. 

Utilizando um perfil comercial, é possível postar fotos de produtos com marcação. 

Essas marcações funcionam como etiquetas, pois, ao clicar nelas, será possível ter acesso ao nome do produto e seu preço, como se realmente estivesse escolhendo um produto no shopping. 

O grande diferencial é que, ao clicar nessa etiqueta virtual (com um link), você será direcionado a página de pagamento ou loja virtual para escolher o produto e finalizar a compra.

Como vender pelo Instagram: guia completo 2020
Exemplo prático de como funciona o Instagram Shopping

E não para por aí, já que o Instagram Shopping aumenta a quantidade de conversões, uma vez que o cliente em potencial será levado diretamente à página para comprar o produto, tornando o processo de compra mais fácil e curto. 

Por esses motivos, o Instagram Shopping é conhecido como um facilitador, sendo um elo vital entre o cliente em potencial e a sua empresa.  

Importante: para usar o Instagram Shopping, é preciso fazer o cadastro dos seus produtos, para poder marcá-los nos posts, tanto para realizar vendas direto do seu feed ou stories.

Instagram Ads: seu maior aliado para ter mais engajamento

O Instagram Ads é uma ferramenta desenvolvida para dar mais visibilidade ao seu negócio, à medida que também gera mais engajamento (curtidas, comentários, directs). 

Assim como o Facebook Ads e Google Ads, a ferramenta de anúncios pagos do Instagram é importante para conseguir aumentar a quantidade seguidores e, consequentemente, clientes em potencial. 

Afinal, como dissemos, existem 66 milhões de brasileiros no Instagram. Então, sua empresa precisa ser vista por eles, sendo uma das melhores maneiras para atingir esse objetivo os anúncios pagos.

Através de fotos, carrossel de imagens e vídeos impulsionados, sua empresa poderá alcançar uma quantidade muito grande de usuários qualificados ( que se encaixam no perfil de cliente que você busca), de modo a transformá-los em frequentadores e seguidores do perfil comercial do seu negócio. 

Imagine sair de, por exemplo, 100 seguidores para 1 mil, tudo isso em um único anúncio? Seria muito interessante do ponto de vista comercial.

Portanto, tenha o Instagram Ads como um verdadeiro aliado da sua empresa.

Conte com o suporte especializado de uma agência de marketing digital!

Saber como vender pelo Instagram não é tarefa fácil, por isso, agências de marketing digital, como a Bloomin, são peças importantes. 

As agências são responsáveis por realizar todo o trabalho de marketing do Instagram, cuidando do perfil comercial do seu negócio, gerindo os anúncios, colaborando com a edição de fotos e muito mais. 

Melhor do que saber como vender pelo Instagram, é contar com o suporte de uma Agência especializada, pronta para ajudá-lo a ter melhores resultados online. 

Agora que já conhece algumas das melhores dicas para vender no Instagram, chegou a hora de botar a mão na massa. Até a próxima!

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