Ao bloquear anúncios, o navegador espera preservar memória e bateria dos dispositivos usados para navegação e até mesmo dados móveis em smartphones
Pouco a pouco, o Google tem tomado mais medidas contra anúncios e conteúdos no geral que prejudiquem a navegabilidade no Chrome. A nova medida tomada pela big tech terá o intuito de melhorar a experiência do usuário ao bloquear anúncios pesados, como os não otimizados ou aplicados para a mineração de criptomoedas.
O bloqueio ocorrerá automaticamente a partir de uma análise própria do Chrome, que irá bloquear anúncios que consumam mais de 4MB de dados de internet ou 15 segundos de uso de CPU em um período de 30 segundos. Em seu lugar, irá aparecer um aviso escrito “Ad Removed”.
De acordo com o aviso postado em maio no Chromium, o blog do navegador, esses anúncios representam apenas 0,3% de todos os anúncios do Chrome. Entretanto, eles são responsáveis por 27% de todos os dados de conexão consumidos por anúncios e 28% de uso da CPU.
Dessa forma, essa nova medida que está sendo implementada junto com a versão 85 irá não somente deixar a navegação mais limpa e fluída, mas também diminuir o consumo de dados, processamento e bateria dos dispositivos.
Nova medida e a experiência de usuário
Nós já falamos aqui no blog da preocupação do Google com a experiência do usuário. Essa medida mostra o comprometimento da empresa em realmente efetivar essas mudanças, tornando a sua navegação mais agradável.
Ao impor isso, a big tech força todos que utilizam a sua plataforma a se modificarem também. Nesse caso foram apenas os anúncios, mas já falamos antes e ressaltamos novamente: A experiência do usuário deve ser o foco.
Seja em anúncios de banner, vídeos, páginas de conteúdo escrito para SEO ou snippets, o foco deve ser o usuário.
Além disso, nessa nova medida de bloquear anúncios pesados o Chrome se torna mais condizente com seu posicionamento. Afinal, o navegador sempre afirmou que o seu diferencial era ser o mais rápido de todos. Todos os esforços dirigidos a esse fim são válidos.
O bloqueio de anúncios está sendo implementado gradativamente aos usuários, fazendo parte da nova atualização 85.
E aí, gostou dessa matéria? Continue acompanhando o blog da Bloomin para receber conteúdos como esse!