Atenção: A ação mais valiosa que seu cliente pode oferecer

Tempo de leitura: 3 minutos

Em uma sociedade de multitelas e tanta opção de conteúdo, não existe nada mais vantajoso que conseguir a atenção dos seus cliente

Vamos fazer um rápido exercício: Você consegue se lembrar de todos os conteúdos que você consumiu ontem? Você consegue se lembrar, pelo menos, de todas as plataformas que você usou para isso? Televisão, Facebook, Instagram, Youtube, Spotify, WhatsApp, LinkedIn? 

Muito provavelmente, a resposta deve ter sido não. Você deve ter conseguido lembrar de um ou outro vídeo que te mandaram no WhatsApp, alguma notícia que apareceu no Facebook e um texto inovador do LinkedIn.

Ou seja, até nos conteúdos que nós consumimos, não estamos prestando realmente atenção. Até aquilo para aquilo que dedicamos atenção, não dedicamos nossa atenção completa. É raro realmente focarmos em algo, principalmente nas mídias sociais.

Por que isso importa?

Reconhecer que a nossa atenção é muito difícil de se conquistar é um importante passo para melhorar sua estratégia digital. 

É muito comum encontrarmos pessoas ou empresas tentando se inserir no meio digital, garantir que seus produtos sejam vistos e seus serviços desejados. E isso é normal. Aliás, é o correto. Você realmente deveria desejar ter sua empresa atuando no digital.

É importante, entretanto, ter claro quais são seus objetivos e o que se há para ganhar nisso. Uma empresa que entra no Facebook ou no Instagram com o objetivo imediato de aumentar vendas não vai conseguir nada. E isso acontece por dois motivos:

Primeiro porque não é imediato. E segundo porque ninguém entra nas redes sociais para ver propaganda. Esse não é o objetivo de ninguém quando decide pegar o celular na mão. O objetivo é, quase sempre, buscar uma informação ou se entreter.

Se você o que você procura é um resultado a curto prazo, é mais fácil focar em ads e estratégias de SEA. Nós explicamos muito bem sobre isso nesse texto.

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Agora que já tiramos isso da frente, vamos entender melhor o quão valiosa a atenção dos seu público-alvo realmente é e como você pode melhorar sua estratégia digital para isso.

atenção

Você e seu público-alvo: Unidos pela atenção

Como já falamos anteriormente, a internet e, principalmente, as mídias sociais são muito utilizadas para buscar informações e entretenimento. Você deve inserir sua marca nessas atividades, então. 

Além de tudo, essa inserção deve ser feita de forma suave e interessante. Afinal, se o que você tiver para falar não for relevante, tudo que as pessoas precisam fazer é um leve movimento com o dedo para se livrar da sua empresa. 

Se você acha que está atuando em um segmento no qual seu público ainda precisa ser educado sobre as sua soluções e produtos, é interessante se inserir nos mecanismos de busca. A melhor estratégia para isso é o SEO. Essa é uma estratégia complexa e de longo prazo, mas os resultados são incomparáveis.

Se as mídias sociais são o foco, então entenda muito bem sobre as plataformas que você está usando e torne seu conteúdo interessante. 

No geral, existe um ponto muito importante para conseguir a atenção do seu target independente da estratégia: Conhecer seu público-alvo. 

Como você pretende ser capaz de oferecer um conteúdo relevante ou as respostas para suas dúvidas se você não sabe quem ele é, do que gosta e o que ele busca? 

Por sorte, não faltam ferramentas e estratégias para definição de público-alvo. Uma opção básica com diversas funcionalidades grátis para começar a entender melhor essa prática é a Similarweb. Explore um pouco e veja o que você consegue descobrir!


O que achou deste conteúdo? Continue acompanhando a Bloomin para mais textos como esse e aprenda a colocar sua empresa no meio digital!

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