Quando se fala em Google Ads, especialmente ao lidar com empresas de pequeno e médio porte, logo remetemos ao Search, plataforma onde se anuncia, por texto, um produto ou serviço, ativado por meio de palavras-chave. Juntamos alguns termos que acreditamos ter relação com nosso negócio, cadastramos no sistema, otimizamos a campanha e esperamos que o usuário clique em nossos anúncios e converta. Este sistema sempre funcionou muito bem e continua apresentando resultados excelentes, especialmente quando aliado a monitoramento de conversões e uma landing page bem construída.
Sai na frente hoje, no entanto, quem ousa ir além. Enquanto grande parte das pequenas e médias empresas continuam depositando todo seu investimento em Search, aquelas que começaram a experimentar as outras plataformas do Google Ads, como YouTube, Gmail e Shopping, se deparam com um mundo ainda pouco explorado no Brasil, com oportunidades excelentes e resultados, muitas vezes, tão ou mais atraentes que os obtidos nos anúncios de texto tradicionais.
As alternativas que o Google Ads oferece
Campanhas de Google Shopping, por exemplo, tornaram-se tão sofisticadas e inteligentes que, muitas vezes, com uma campanha otimizada, o limite de investimento fica atrelado, exclusivamente, à capacidade de escoamento da produção. Como o controle do ROI é muito alto, torna-se possível multiplicar o investimento no mesmo ritmo em que o lucro aumenta, ad infinitum. É claro que nem todo produto ou serviço pode se beneficiar do uso dessa plataforma, mas quem pode e não o faz perde uma oportunidade de ouro.
Já as campanhas de YouTube, já tão amplamente utilizadas por grandes empresas no país, também são subutilizadas pelas PMEs. Por se tratar de campanhas de vídeo, pensamos ser exclusivas de quem tem capacidade de investir em grandes produções, o que não é verdade. O YouTube, de modo geral, é acessível e está disponível, também, para quem conta com orçamentos mais modestos. Também não é verdade que YouTube é exclusivo para fortalecimento de marca, já que a plataforma também tem alta capacidade de conversão, com suas configurações e modelos de campanhas personalizados para cada objetivo.
Extraia todo o potencial da ferramenta
De modo geral, é uma estratégia inteligente, neste momento, experimentar tudo aquilo que o Google Ads tem a oferecer. É claro que aquilo que já funciona deve ser fortalecido, até mesmo para manter uma estrutura sadia e funcional, mas ignorar essas plataformas ainda pouco exploradas no mercado brasileiro é desperdiçar uma grande oportunidade de gerar excelentes resultados.
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