Marketing Digital para pequenas empresas: como alavancar a minha marca pela internet

Tempo de leitura: 7 minutos

O marketing digital mudou por completo a maneira como as pessoas produzem e consomem conteúdos, mas não só isso, trouxe um mar de possibilidades para quem já possui o seu próprio negócio ou está pensando em abri-lo. 

Com o passar dos anos, vimos milhares de coisas mudarem, se inovarem e se transformarem, principalmente para se adaptarem à nova época que vivemos, e não seria diferente dentro do universo empresarial. 

O conceito do marketing digital surgiu para mudar por completo esse mercado e se baseia no conjunto de estratégias que visam o aumento dos resultados e da visibilidade de empresas dentro deste universo e através de um ambiente 100% online. 

Seja uma empresa que trabalhe com a aprovação de projeto de incêndio ou até mesmo para uma pequena loja de roupas, o marketing digital tem mudado a realidade de diversos negócios e oferecido ainda mais resultados para eles. 

A chegada da internet e das redes sociais mudou por completo o nosso mundo e fez com que nos tornassemos pessoas ainda mais conectadas com o universo digital e tudo o que envolve essa frente, ou seja, nosso comportamento e consumo se baseia nisso. 

Inclusive, hoje, quando precisamos comprar algo ou pesquisar sobre alguma coisa, corremos para a internet, pois sabemos bem que por lá encontraremos o que precisamos ou queremos em poucos segundos e com apenas alguns cliques. 

Com mais da metade de toda a população mundial conectada a esse universo e com acesso à internet, o marketing digital foi construindo a sua influência aos poucos e se tornou o aliado das marcas que desejavam crescer nesse ambiente. 

E o resultado disso tudo vemos nos dias de hoje, milhares e milhares de marcas que construíram um verdadeiro império através do marketing digital, desde uma empresa de elaboração de projetos instalações elétricas até mesmo um escritório de advocacia. 

Pensando assim, muitos imaginam que para crescer com o marketing digital é preciso já ter uma empresa bem solidificada no mercado, mas isso é um grande mito, o marketing digital ajuda, principalmente, as pequenas empresas. 

Isso porque sabemos bem os grandes desafios que um novo negócio possui dentro do mercado, a concorrência é gigante e são muitos fatores a serem cuidados para que a marca ande para frente e entregue bons resultados. 

Sendo assim, hoje você entenderá como que o marketing digital pode ajudar a sua pequena empresa a alavancar na internet e obter resultados que você jamais imaginou, tudo isso de uma maneira bem mais simples do que você pensa. 

Marketing Digital para pequenas empresas.

Benefícios do marketing digital 

Seja para uma marca de controlador de acesso empresas ou até mesmo uma loja de jóias, o marketing digital traz sempre os mesmo benefícios para os negócios que sabem aplicar suas estratégias da maneira correta. E alguns dos que mais se destacam são: 

Maior alcance 

Como mencionamos no início do texto, hoje, metade de toda a população mundial possui acesso à internet, o que significa que no espaço digital existem milhares de pessoas que podem estar à procura de algo que justamente a sua marca oferece. 

Sendo assim, o marketing digital oferece um alcance muito maior para a sua empresa, que poderá alcançar clientes em todo o mundo e fazer com que a sua marca chegue ainda mais longe e se torne famosa dentro do seu segmento. 

Mais economia 

Quem possui o seu próprio negócio sabe muito bem a importância de cada centavo que entra e sai do caixa, por isso, é importante contar com meios de divulgação que ajudem a empresa a economizar mais, e o marketing digital também auxilia nisso. 

Ter um perfil nas redes sociais ou um site nos buscadores são coisas totalmente gratuitas, e você consegue usá-las ao seu favor para que a sua marca cresça sem que seja preciso investir rios de dinheiro para isso. 

Melhor relacionamento

Tanto uma marca que presta um serviço de manutenção de piscinas quanto uma loja que vende produtos de papelaria, por exemplo, precisam se preocupar em oferecer um ótimo atendimento e criar um relacionamento com os seus clientes. 

Isso é fundamental justamente porque os usuários, hoje, estão preocupados em criar um relacionamento saudável com as marcas e você, como empresa, consegue fazer isso através das redes sociais que são usadas por milhares de pessoas todos os dias. 

Esses são apenas alguns dos diversos benefícios do marketing digital que mudam por completo não apenas os resultados da sua empresa, mas também a avaliação dos clientes  usuários perante ela no meio digital. 

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4 dicas de marketing digital para ajudar o seu negócio

Também selecionamos algumas dicas que não podem ficar de fora do planejamento estratégico da sua marca dentro do marketing digital. São dicas essenciais para quem possui uma pequena empresa e deseja entrar neste universo, confira: 

  1. Defina seu público-alvo 

Para que uma empresa de criação de softwares, por exemplo, obtenha bons resultados, ela precisa ter um público-alvo bem definido, pois isso é o que ajudará a marca a saber com quem e para quem ela estará falando.

O público-alvo é um conceito que defende a criação de um perfil de cliente ideal para a sua marca, ou seja, são pessoas que possuem características de indivíduos que têm mais chances de consumir o seu produto ou serviço. 

Você define esse público através de informações como gênero, classe social, desejo, necessidade, personalidade, profissão e diversas outras características. Com isso, você conseguirá traçar estratégias voltadas justamente para eles. 

  1. Escolha seus canais de comunicação 

Dentro do marketing digital existe uma série de canais de comunicação que precisam ser escolhidos de maneira certeira para que você invista nos espaços onde sabe que o seu público-alvo está presente. 

Por exemplo, é mais fácil encontrar clientes de uma assessoria contábil para empresas no Linkedin do que no TikTok, pois o canal de comunicação é mais formal e profissional, assim como o serviço prestado pela marca. 

Sendo assim, é importante escolher os canais de comunicação da sua marca e que atendam o seu público-alvo, pois será por lá que você manterá o contato com ele e conseguirá dar continuidade em suas estratégias.

  1. Produza conteúdo de qualidade 

Dentro da internet, é de extrema importância que você se preocupe em produzir conteúdos de qualidade e que ajudem o seu público-alvo a resolver um problema ou esclarecer uma dúvida, pois isso irá fazer com que eles vejam o seu negócio como uma referência. 

Por isso, comece a produzir conteúdo para os canais de comunicação no qual está presente, seja através de textos, imagens, vídeos e áudios, isso fará toda a diferença na sua relação com seus clientes. 

Uma empresa prestadora de serviços ambientais, por exemplo, pode criar artigos sobre o assunto em seu blog assim como vídeos com dúvidas dos clientes para o Instagram, o importante é entregar um material valioso e que ajude outras pessoas. 

  1. Esteja atento às métricas 

E o marketing digital também traz suas métricas que precisam ser analisadas com muito cuidado para que você saiba se as estratégias aplicadas estão surgindo os resultados que você esperava para o seu negócio. 

Curtidas, comentários, compartilhamento e acessos são algumas das métricas que você pode ficar de olho, assim como, é claro, o número de vendas e faturamento da sua empresa que aumenta consequentemente. 

Existem diversas ferramentas que te auxiliam nesse processo de análise de métricas e que te farão ter uma visão maior e melhor sobre tudo o que envolve os resultados do seu negócio dentro do universo digital. 

Essas são apenas algumas das diversas dicas que existem no meio digital e que podem ajudar o seu negócio a crescer no meio digital. Começar com essas que citamos acima já é um grande passo para a sua marca, independentemente do segmento ou tamanho dela. 

Marketing Digital para pequenas empresas.

Cases de sucesso no marketing digital 

Assim como diversos outros tipos de negócios, o marketing digital para pequenas empresas também traz os seus cases de sucesso, ou seja, marcas que ao aplicarem as estratégias desse conceito obtiveram grandes e incríveis resultados. 

Desde uma empresa de serralheria até mesmo uma marca de artigos de decoração conseguiram alavancar seus números e visibilidade através da internet. Confira abaixo algumas delas: 

  • Magazineluiza; 
  • Apple;
  • Adidas;
  • Buser;
  • Bis;
  • Burger King;
  • Entre outras. 

Grandes empresas se formaram a partir da aplicação do marketing digital, mas não se deixe levar pelo tamanho delas, pois qualquer empresa consegue chegar nesses resultados quando se aplica as estratégias corretas. 

O marketing digital é versátil, ou seja, todo e qualquer tipo de marca pode usá-lo para ganhar sucesso, pois por mais que as estratégias sejam as mesmas, nenhuma outra empresa no mercado possui a originalidade que só a sua possui. 

Sendo assim, use o marketing digital como um caminho para potencializar o que a sua empresa tem de diferente e, com isso, ter ainda mais resultados positivos e uma maior influência dentro do seu segmento. 
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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