O e-mail é o principal canal de comunicação de grandes empresas e corporações hoje, além do uso residencial e até educacional que ele possui. Mesmo com o surgimento de novas tecnologias e aplicativos que trabalham para desempenhar funções semelhantes, todos ainda utilizamos diversos servidores de e-mail diariamente.
Assim, existe um servidor de e-mail que se adequa melhor a cada um desses diferentes usuários. Saber qual é o mais indicado para a sua rotina pode ser muito proveitoso, principalmente quando se tratando de negócios. Nesse post vamos falar sobre os diferentes tipos de servidores de e-mail e para quais funções cada um deles é mais indicado.
Quais são os tipos de servidor de e-mail?
Servidores de e-mail pago
Quando falamos de servidores de e-mail pagos, eles podem existir em duas formas: com provedores de hospedagem ou hospedado na própria empresa, com um hosted. O primeiro geralmente disponibiliza um pacote de serviços à empresa com hospedagem, gerenciamento de contas e auxílio na construção da marca.
Já o segundo, com o hosted, permite o funcionamento do datacenter dentro da própria empresa, assim é possível ter um controle total sobre o seu e-mail profissional. Esta opção, apesar de melhor do que a contratação de um provedor de hospedagem, requer arcar com o custo de mais de um servidor, caso seja de interesse estar sempre disponível.
Ele necessita que você renove com certa frequência a licença adquirida pela empresa e, além disso, os planos mais completos tem a necessidade de serem pagos mensalmente.
Servidor na nuvem
A melhor das opções que existem no mercado de servidores de e-mail pagos atualmente é o servidor de e-mail empresarial em nuvem. Esse modelo oferece às corporações vários recursos, com maior segurança, uma rede corporativa integrada e, a melhor parte: com um ótimo custo-benefício.
A maior vantagem de se utilizar um servidor em nuvem é não ter que arcar com despesas como manutenção, aquisições de software e de hardware. Além disso, ele permite acessar o e-mail de qualquer lugar que você estiver e não haverá interrupções ou quedas de internet, que fazem com que você perca seus e-mails.
Servidores de e-mail gratuitos
Hoje existe uma grande variedade de servidores de e-mails tanto pagos, quanto gratuitos. Os e-mails gratuitos são aqueles que geralmente usamos em casa, como o do Google (Gmail), Yahoo e Microsoft (Outlook). Eles costumam ser bastante básicos e limitados, por isso não são muito bons para empresas.
Alguns motivos para que o e-mail gratuito não seja usado para fins comerciais é que, em primeiro lugar, ele não consegue passar credibilidade para os clientes. Um e-mail pessoal com domínio @gmail.com ou @outlook.com não transfere a confiabilidade que geralmente buscamos ao contratar um serviço ou adquirir um produto.
Com um servidor de e-mail gratuito também não é possível que mais de uma pessoa gerencie a conta, o que pode ser um transtorno no momento de mandar e-mails. Além disso, não há segurança e dados importantes correm o risco de se serem perdidos.
Assim, utilizar os diferentes tipos de servidores de e-mail dependerão da função a ser desempenhada. Para empresas, geralmente o mais recomendado é o servidor de e-mail pago, seja ele com hospedagem ou em nuvem, o que dependerá das preferências e exigências de cada usuário. Já os servidores gratuitos são mais usados de forma residencial, pois no dia a dia não costumamos precisar de tantas funcionalidades, como os planos pagos oferecem.
Para ficar por dentro de novidades, confira nosso blog.