O que isso significa?
O principal objetivo do Google com essa alteração é garantir que apareçam aos usuários resultados mais diversos. Com isso, não vão aparecer mais de dois resultados do mesmo domínio para consultas específicas. Por exemplo, antes da atualização, se um usuário pesquisasse por “Agência de Marketing Digital no Tatuapé” e o site “agenciamarketingtatuape.com.br” tivesse 3 ou 4 páginas com conteúdo otimizado para essa palavra-chave, a tendência é que todos os resultados aparecessem.
Com a mudança, o que vai ocorrer nesse mesmo exemplo são no máximos dois links do mesmo domínio nos resultados, a escolha dos links que vão aparecer é o que o GoogleBot considerar mais relevantes para o usuário.
Resumidamente, o Google quer mostrar não mais do que dois resultados do mesmo domínio para uma consulta específica nos resultados principais.
Com essa atualização do algoritmo, surgiram algumas dúvidas por parte dos Webmasters e vamos saná-las agora!
Por que o Google decidiu lançar essa atualização?
Ao decorrer dos últimos anos, muitos Webmasters nos fóruns do Google vinham sinalizando que em muitas ocasiões o Google exibia muitos resultados com o mesmo domínio.
Exemplificando, ao pesquisar por “Iphone X” apareciam 5 resultados de pesquisas com link para o site da Apple, que é a fabricante. Por isso, a relevância do domínio e do conteúdo do site, keyword stuffing e outras métricas e análises obtidas nas varreduras do GoogleBot indicaram para o buscador que o site da Apple é que apresenta os melhores resultados e por isso mostrava de 4 a 6 por busca.
Com a mudança, a tendência é que outros portais especializados e lojas que vendem os produtos Apple apareça em mais posições, abaixo talvez da própria fabricante.
Com a atualização, fica evidente que o Google não pretende mostrar mais do que dois resultados do mesmo domínio no mesmo resultado de pesquisa. Mas isso vale para todos os casos?
No mesmo dia o Google também informou que ainda se reserva ao direito de, em casos pontuais, exibir mais de dois resultados do mesmo nome de domínio. Porém, a empresa não mencionou em quais situações isso pode ou irá ocorrer.
Nós e diversos especialistas acreditamos que isso acontecerá em pesquisas de marcas ou muito específicas, por exemplo, se você procurar por “Magazine Luiza”, a tendência é que a SERP seja dominada pelo domínio da loja virtual.
Esse limite de 2 resultados também inclui os subdomínios?
Testamos e identificamos que sim! O Google trata subdomínios e diretórios como parte do domínio principal. Na prática funciona assim: Se você tiver um domínio noticias.dominioprincipal.com.br, ele é considerado pelo Google e outros buscadores como parte do domínio principal dominioprincipal.com.br e ambos contarão para o limite de 2 resultados de busca por domínio.
Recentemente o Google confirmou essa teoria em um tweet do porta voz Danny Sullivan que respondia a uma pergunta de um WebMaster. Ele disse: “A diversidade do site geralmente trata os subdomínios como parte de um domínio raiz. (…) As listagens de subdomínios e o domínio raiz serão todos considerados no mesmo site único.”
Poxa, sem exceções Google?
Como no caso onde em algumas situações serão exibidos mais de 2 resultados por domínio. Com os subdomínios não será diferente. Sempre que achar necessário, o Google irá contabilizar subdomínios diferentes do domínio principal e o exibirá também nos resultados de busca.
Essa atualização vai atingir as outras opções de pesquisas?
Os outros recursos de pesquisas, como Youtube, Google Notícias e o Google Imagens não sofrerão impacto com o update. Portanto não haverá limite de resultados de um mesmo domínio para essas opções de pesquisa.
Qual impacto podemos esperar com esse update?
A atualização mudou a maneira como alguns URLs são mostrados nos resultados da pesquisa. Coisas que antes estavam nas primeiras posições teoricamente devem se manter, o que será alterado são as páginas que ficam mais abaixo.
Percebi uma queda considerável nos acessos do meu site, o que eu faço?
Primeiro faça uma análise primária do seu estado atual
O primeiro passo é identificar quais palavras-chave e URL’s do seu site perderam posições recentemente, mais precisamente entre o final de maio/19 e final de jun/19. Caso você não tenha uma ferramenta de acompanhamento de palavras-chave, não se desespere! Você pode usar uma ferramenta grátis para fazer essa análise.
Para fazer isso de outra forma, vá até o Google Analytics. Entre em “Aquisição” e selecione esse mesmo período porém no ano de 2018. Caso seu site seja novo, escolha um outro período de tempo com pelo menos 30 dias de duração e veja quais são as páginas mais acessadas.
Em seguida, selecione o tempo entre o final de maio/19 e final de jun/19 e compare para verificar quais links estão ausentes ou tiveram uma grande queda de acessos.
Faça uma análise avançada
Análise individualmente cada link que perdeu posicionamento e tente identificar os pontos fracos e pontos de melhoria de cada página.
MetaTags
Comece pelo básico, verifique se as meta tags estão otimizadas e de acordo com o conteúdo da página. Reforçando que as descriptions devem ter no máximo 150 caracteres, a tag canonical deve estar condizente, pelo menos 12 keywords relacionadas. Se tudo estiver correto, siga para o próximo passo.
Conteúdo
Primeiro de tudo, cheque se a página não está com conteúdo duplicado. Lembrando que, se tiver outra página com conteúdo igual ou trechos idênticos, muito grandes, também contarão como conteúdo duplicado e de pouca relevância.
Um critério importante que o Google utiliza em suas varreduras para definir a relevância de um link é a quantidade de palavras contidas no texto. O mínimo recomendado por texto é de 300 palavras com repetição da palavra-chave foco mantida dentro dos 5% do texto.
Se não for o seu caso, verifique a qualidade do texto e a otimização das imagens no corpo da página. O peso delas, alt e title deve estar coerente com o conteúdo.
Muitos links para a mesma palavra
Caso seu site seja de um produto ou serviço muito específico, a possibilidade de repetição da palavra-chave em mais de 2 links é muito comum. Mas calma! Isso não é necessariamente um problema. Você pode pegar mais variações da sua palavra-chave e acrescentá-las ao seu conteúdo como principal/foco. Aumentando sua gama de possibilidades e a quantidade de resultados onde seu domínio será exibido.
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