As atualizações do Google e os seus impactos para os usuários

Tempo de leitura: 4 minutos

Com a mais recente atualização do Google chegando em 2021, veremos como as atualizações do Google modificam a experiência do usuário

A empresa Google domina, atualmente, 70% do mercado das ferramentas de busca. Mesmo exercendo uma dominação tão poderosa, a companhia continua se preocupando em incrementar seu algoritmo e suas tecnologias para o usuário.

Afinal de contas, a ferramenta apenas funciona se ela continuar atrativa. De 2011 para cá, o algoritmo do Google já passou por, aproximadamente, 15 atualizações. Apesar de maioria delas serem atualizações menores, algumas realmente modificaram toda o sistema de ranqueamento das páginas até então. Com a atualização Page Experience marcada para 2021, vamos entender o que o Google tem feito para os seus usuários.

atualizações do Google

Atualizações do Google: Como isso modifica minha experiência de busca?

Quando ouvimos sobre as chamadas Google updates, automaticamente relacionamos com imensos códigos de programação e sentimos que nós não temos nenhuma relação com isso. Não é verdade: Apesar das atualizações do Google também se preocuparem com as tecnologias de aquisição de dados, a maioria delas têm como objetivo refinar os resultados apresentados em suas páginas.

Se formos analisar de forma superficial o que as atualizações do google trouxeram nos últimos anos, vamos perceber que a maioria delas foram voltadas para a experiência de usuário. Por exemplo:

  • Em 2011, a Panda Update começou a pontuar no ranqueamento conteúdos que realmente respondessem às perguntas dos usuários;
  • em 2013, com atualização Hummingbird, o Google passou a tentar entender melhor o significado semântico das perguntas feitas pelos usuários para mostrar as melhores respostas;
  • em 2015, a atualização Mobile priorizou sites que funcionassem corretamente em dispositivos móveis;
  • em 2017, o Google começou a penalizar páginas que tivessem anúncios que dificultassem a leitura do conteúdo.

Se você estiver interessado na influência específica de cada atualização, temos outro texto no blog que explica cada uma detalhadamente e você pode conferi-lo aqui

Enfim, esses foram apenas alguns exemplos para ressaltar um grande ponto: Todas essas atualizações foram feitas com o objetivo principal de oferecer apenas os melhores dos melhores links nas primeiras páginas. Cada atualização do Google muda um pouco o seu ranqueamento, ou seja, o algoritmo passa a valorizar positivamente certos aspectos de algumas páginas e penalizar outros.

Essa é, resumidamente, a forma como o Google apresenta as melhores respostas para seus usuários.

Powered by Rock Convert

O que mudou dos últimos para cá?

Talvez você esteja lendo tudo isso e pensando: “Pra mim, o Google continua a mesma coisa apesar das atualizações, eu não percebi nenhuma mudança”. Entretanto, a maioria das mudanças são sutis. Talvez não percebamos o quanto os sites na primeira página estão melhores do que eram antes, mas o fato é: O Google entende com cada vez mais precisão aquilo que perguntamos para ele e entende ainda mais sobre o que queremos encontrar.

Um simples exemplo são os snippets e featured snippets. Usando a própria definição técnica do Google, snippets são pequenas descrições ou excertos de uma webpage que aparecem embaixo das próprias páginas. Featured snippets são as respostas que ficam em destaque quando você procura por uma informação. 

atualizações do Google
Exemplo de featured snippets e snippets, respectivamente

Essas duas ferramentas nem sempre existiram no Google e só foram adicionadas visando melhorar a experiência do usuário. É fato que os featured snippets facilitam muito as nossas pesquisas, já que temos uma noção se a resposta oferecida será satisfatória antes mesmo de entrar na página. 

Esse é apenas o exemplo mais óbvio. Imagina se o Google ainda mostrasse na sua primeira página resultados que não são mobile friendly? Será que nós, como usuários, ficaríamos satisfeitos com a plataforma? Com certeza não, já que mais de 60% das buscas na ferramenta de busca são feitas em dispositivos móveis.

Dessa forma, cada atualização do Google auxilia ainda mais nós, os usuários, a recebermos com mais assertividade e facilidade as respostas que queremos. E essa são as mudanças competitivas que o Google vêm implementando em seu mecanismo de busca.

O que vem pela frente?

Como mencionado, a próxima atualização do google será a Page Experience Update. Ela não traz nada de realmente novo, apenas aprofunda e refina atualizações que já existem. Mas, como o próprio nome já diz, seu foco agora é, principalmente, pontuar positivamente páginas que ofereçam uma experiência de navegação agradável e penalizar aquelas que façam o contrário.

Caso você esteja interessado em saber mais a fundo sobre essa atualização, publicamos um texto aprofundado explicando tudo sobre ela aqui no nosso blog. 


E você? Já havia notado como o mecanismo de busca do Google e os seus resultados têm mudado gradualmente ao longo dos anos? Escreva nos comentários e nos conte sobre a sua experiência!

Powered by Rock Convert

Leave a Reply

whatsapp