Pela primeira vez na história, mais da metade das buscas do Google resultou em zero cliques pelos usuários. Aproximadamente 50,33% das pessoas que pesquisam por frases ou palavras nos mecanismos de busca do Google não clicam em nenhum dos sites indexados, segundo um relatório publicado recentemente pela Sparktoro, empresa de software americana.
A razão do aumento zero cliques em sites
A pesquisa mostra que essa marca foi atingida em junho deste ano (2019) nos Estados Unidos, através de dados fornecidos pelo Jumpshot, analista de dados para marketing. A razão disso é que o Google cada vez mais tem conseguido suprir as necessidades de usuários com suas próprias ferramentas.
O relatório também evidencia que, antes de atingir mais da metade de zero cliques, os usuários já tinham a prática de clicar em links com domínios do Google, especialmente aplicativos como o Youtube, Google Maps e o blog do Google. Quando comparados a outros sites que fornecem os mesmos serviços, esses aplicativos ainda são de fato os melhores de acordo com o algoritmo.
O alcance que o Google ganhou nos últimos tempos
Segundo dados do Jumpshot, 94% das buscas hoje acontecem em sites vinculados ao Google. Mas o alcance que esse mecanismo abrange pode ser ainda maior, visto que o relatório de junho não inclui dispositivos móveis em sua pesquisa, que contam com aplicativos como o Maps e Youtube, amplamente instalados no país e no mundo.
Hoje, mais da metade das buscas acontecem em dispositivos móveis e é onde os cliques orgânicos caíram para 20%, enquanto os pagos praticamente triplicaram e a porcentagem de zero cliques tem subido drasticamente nos últimos três anos.
Especialistas que fizeram parte da apuração do relatório ainda ressaltam que o Google tem conseguido disponibilizar logo na primeira página uma ampla gama de informações que os usuários procuram. Cartões explicativos, classificação de times, resultados de jogos, previsão do tempo, significado e sinônimos de palavras fazem com que as pessoas não precisem mais clicar em links externos.
A pesquisa evidencia que o Google tem se tornado mais que um mecanismo de busca, direcionando suas funções também para outras aplicabilidades, como por exemplo fornecer informações. Há especulações de que ele tem se tornado um monopólio entre os sites e, nesse sentido, os links externos terão que começar a buscar saídas que o Google ainda não oferece para terem seus conteúdos acessados.
Para mais informações, confira nosso blog,