Novo modelo teve desempenho superior às outras versões da inteligência artificial da empresa
O Google anunciou atualizações sobre sua inteligência artificial (IA), Gemini 2.0, na última quarta-feira (5). O Gemini 2.0 ganhou dois novos modelos: o Gemini 2.0 Flash-Lite, versão simplificada da IA, e o Gemini 2.0 Pro, atualização experimental do melhor modelo da empresa.
A família Gemini 2.0 surgiu em dezembro de 2024 com o Gemini 2.0 Flash. Nas últimas semanas, a empresa anunciou que o modelo está disponível para todos os usuários gratuitamente, disponíveis na API Gemini via Google AI Studio e no Vertex AI
Quais as vantagens do Gemini 2.0?
Os novos modelos da Gemini 2.0 oferecem melhorias significativas de desempenho em relação às versões anteriores (Gemini 1.5) na maioria dos testes de benchmark (o Google não publicou testes comparativos com IAs de outras empresas, como o ChatGPT).
O modelo Gemini 2.0 Pro possui avanços na codificação, raciocínio lógico e compreensão de prompts mais complexos. Além disso, pode se conectar com ferramentas externas, como o Google Search e Youtube, e tem uma janela de contexto de mais de 2 milhões de tokens, conseguindo entender prompts e documentos maiores.

Já o modelo 2.0 Flash Lite se destaca pelo custo-benefício. Sendo um pouco inferior ao 2.0 Pro, mas sendo superior ao 1.5 Flash nos testes de performance. Para o usuário comum não há muito efeito prático entre os modelos 2.0, mas, para empresas que usam os serviços de inteligência artificial, pode ser bem mais econômico.
Conheça todos os modelos das IAs do Google
Agora, para assinantes do Gemini Advanced tem sete modelos diferentes de IA: quatro deles incluem a família 2.0 e outros três ainda usam o antecessor Gemini 1.5.
Os diferentes modelos de IAs permitem que a experiência do usuário seja mais personalizada com o chatbot. Os novos modelos de IAs do Google surgiram como contraponto aos lançamentos do OpenAI, responsável pelo Chat GPT, e ao hype sobre o DeepSeek.