Não é de hoje que as mídias sociais são ferramentas de extrema importância para expandir o alcance de uma empresa. Veja aqui como usá-las a seu favor.
Não é nenhuma surpresa que estejamos falando sobre mídias sociais aqui no blog, não é mesmo? Esse não é o primeiro texto sobre o assunto e definitivamente não será o último. Isso porque todos nós reconhecemos a importância desses canais, mas nem sempre sabemos a melhor forma de utilizá-los.
É justamente para isso que estamos aqui!
As mídias sociais têm um caráter quase onipotente atualmente. Torna-se até difícil começar a abordar a sua importância dada a infinidade de opções que ela oferece. Independente do “como” fazer, é importante que você comece a utilizá-las. E o “quando” é agora.
Por isso, vamos começar pelo começo e ir abordando as portas que as mídias e redes sociais abrem para nós.
O que são, exatamente, as mídias sociais
As mídias sociais são plataformas responsáveis por facilitar a comunicação descentralizada entre pessoas na internet. Isso quer dizer que existe interação constante e colaborativa entre os usuários, sem um organizador comum.
Dessa forma, uma pauta muito importante dessas plataformas é o conteúdo. E é justamente isso que abre muitas portas. Isso quer dizer que, se fizermos um bom gerenciamento de mídias sociais, estaremos com um forte ponto de contato a mais com nosso público alvo.
Por que forte? Porque nós estamos a todo momento imersos nessas mídias. Do YouTube ao WhatsApp, passando por alguns compartilhamentos no Facebook e retuítes no Twitter, já são 3 bilhões de usuário ativos nas mídias sociais.
Por isso, existe uma grande oportunidade para fazer um ótimo marketing em redes sociais. A grande questão, então, torna-se o como utilizar essas mídias e criar algo de valor para o seu negócio.
Gestão de mídias sociais: Por onde começar
Você já sabe o que elas são e qual é a sua importância, agora chegamos no ponto onde muita gente desanima: O começo prático. Então vamos entender como funciona o processo de ter sua empresa em uma rede social.
Defina seus objetivos
Se você está acostumado com a leitura aqui no blog da Bloomin, deve ter percebido que tudo sempre começa com a definição de objetivos. E não tem como ser diferente.
Não há dúvidas de que um gerenciamento de mídias sociais eficiente é uma alternativa vantajosa para sua empresa. Mas você precisa planejar aonde quer chegar.
Você almeja geração de leads ou apenas divulgação do seu negócio? É vantajoso para você, em um primeiro momento, criar uma comunidade ativa nas suas publicações ou apenas um canal de comunicação com os clientes?
Todos esses pontos podem ser abordados nas suas mídias sociais mas nunca ao mesmo tempo.
Entenda a dinâmica das redes sociais mais usadas
O erro principal que muitas pessoas cometem quando vão começar a adentrar no marketing nas redes sociais é não entender como cada uma funciona.
Cada mídia tem o seu funcionamento. Vamos dar um exemplo com as mídias tradicionais para ficar mais claro: Não dá para simplesmente pegar um anúncio de televisão e colocar a narração no rádio. O tempo, ritmo, absorção e velocidade de cada um deles é diferente.
Quando muda a plataforma, muda o conteúdo. O tipo de conteúdo que um usuário quer encontrar no Twitter não é o mesmo do Instagram. Não adianta pegar um texto enorme que você fez no para o blog da sua empresa e jogar no Facebook. Não funciona.
Por isso, estude cada uma e veja como realizar o gerenciamento das mídias sociais.
Conheça o seu público
Quem você quer dizer? Falando demograficamente, será que seu target está no TikTok ou no Twitter? No Facebook ou no Instagram?
Quais tipos de associações é relevante fazer para que você seja achado? Quais são as hashtags e o tipo de conteúdo que eles pesquisam?
Se você não souber com quem está falando, é fato que eles não vão te encontrar. E mesmo que encontrem, não vão se interessar pelo que você está publicando.
Conheça sua empresa
Você já percebeu que a Netflix usa um tom de voz todo descontraído no Facebook? Será que esse tom de voz iria combinar com a Nike? E com o perfil da Sadia? Provavelmente não.
Agora que você já sabe aonde quer chegar, quais redes utilizar para isso e o que o seu público quer ver, você precisa saber como você vai se inserir nisso.
Qual é o tipo de conteúdo que sua empresa quer fazer? E você pretende ser mais explicativo, engraçado, apoiador ou sério? Tudo isso influencia na forma como você é percebido nessas redes.
Como funciona o processo aqui na Bloomin
Uma das nossas frentes é a gestão de redes sociais e como realizar o marketing em mídias sociais. Por isso, vamos explicar como realizamos todo o nosso processo de criação aqui.
Planejamento
Por meio do briefing, coletamos informações sobre os clientes e entendemos qual o seu tipo de público a ser atingido pelas campanhas em mídias sociais.
Primeiras artes
Aprovado o planejamento, são definidas e criadas as primeiras artes de capa e foto para que o perfil da empresa começa a tomar corpo.
Produção
A partir do planejamento e constante diálogo com o cliente, realizamos um calendário para o primeiro mês de publicações. É aí que começam a ser definidos os temas para a produção de conteúdo.
Impulsionamento
O impulsionamento tem o objetivo de aumentar o alcance do conteúdo, garantindo que ele chegue até o público estabelecido pelo cliente. Para essa etapa, são determinadas diversas características para o algoritmo de cada rede social.
Análise de resultados
Nessa etapa que acontece periodicamente, buscamos compreender se os resultados alcançados estão de acordo com os objetos propostos juntamente com o cliente. Essa análise auxilia na continuidade do projeto ou fornece pistas para possíveis correções.
Agora você já pode dizer que conhece bastante de mídias sociais. Para mais conteúdos como esse, continue lendo os conteúdos da Bloomin!