Como elaborar uma estratégia de marketing de conteúdo

Tempo de leitura: 3 minutos

O marketing de conteúdo vai muito além de apenas produção. Antes disso, há passos essenciais que devem ser seguidos para que ele realmente seja efetivo. É preciso, por exemplo, pensar em quais são os objetivos específicos de sua empresa para a estratégia. Além disso, os públicos que ela alcança é um fator a ser levado em consideração.

A elaboração de um bom plano de inbound marketing lhe gerará muitos leads, que no futuro podem vir a se tornar clientes. Também irá lhe proporcionar o bom posicionamento nos mecanismos de busca, agregando visibilidade.

Para que você saiba como começar o seu marketing de conteúdo, nós separamos algumas dicas para lhe ajudar:

Defina quais os objetivos do marketing de conteúdo

Antes de criar um conteúdo de marketing, é preciso definir os objetivos do projeto. Sendo assim, vale decidir a periodicidade, meios de divulgação e datas sazonais importantes para o segmento. A ferramenta Google Agenda, por exemplo, pode auxiliar nesta organização.

É neste momento que também se definem as funções, ou seja, os responsáveis por cada tarefa. No caso de você ter contratado uma agência de marketing, é a fase para decidir qual será a forma de trabalho adotada.

Assim, será possível acompanhar as etapas de seu projeto de inbound marketing, fazendo correções e assistindo à sua evolução.

Saiba quem é o seu público

Conhecer o seu público é algo fundamental para que se possa produzir conteúdos que realmente interessem. Somente conhecendo-o será possível alcançá-lo. Por este motivo, é preciso pensar em um perfil detalhado de seus leitores e potenciais clientes. Com essa estratégia, você poderá unificar e personalizar a sua mensagem. 

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Sabendo a sua base de clientes, haverá meios para traçar pontos em comum entre eles. Seja faixa etária, cargos no mercado de trabalho ou veículos de notícia que lêem, há muitos tipos de padrões possíveis de relacionar. Assim, conseguirá estabelecer uma persona e criar intimidade por meio de seu inbound marketing.

Como elaborar uma estratégia de marketing de conteúdo

Quais serão as formas de divulgação?

Para que seu de marketing de conteúdo tenha um bom alcance, é preciso decidir as suas formas de divulgação. Um dos meios mais eficazes é utilizando blogs. Ele permite propagar conteúdos de relevância para que você obtenha tráfego de forma orgânica. Com o tempo, poderá adquirir autoridade em seu segmento e se tornar um especialista.

Já para obter conversão, indica-se outros tipos de divulgação de conteúdo. Neste caso, a melhor opção é produzir e-books, ferramentas, planilhas e dicionários com conteúdo relevante.

Para isso, é interessante contar com o auxílio de uma agência de marketing. Ela ficará responsável por orientá-lo nos formatos mais adequados à sua área de atuação. 

Mensurando resultados do inbound marketing

Após desenhar toda a sua estratégia de marketing de conteúdo e colocá-la em prática, é hora de mensurar os resultados. Assim você poderá descobrir o que realmente funciona ou não em seu inbound marketing.

Esteja sempre atento a dados importantes como o tráfego de seu blog ou site. Também acompanhe a geração de leads, que é a proximidade de seus clientes à uma compra.

Se você quer ter acesso às melhores estratégias de marketing de conteúdo, solicite uma consultoria conosco. A Bloomin é uma agência de marketing que visa encontrar as soluções mais eficazes para o seu segmento!

Para continuar recebendo dicas e novidades sobre o mundo do marketing digital, basta acompanhar as postagens aqui em nosso blog.

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