Marketing de conteúdo: O que é e porque é tão importante

Tempo de leitura: 5 minutos

O marketing de conteúdo é uma das muitas estratégias de marketing digital, voltada especialmente para reter a atenção do seu público-alvo

Sabe quando você vai ver um vídeo no YouTube e é forçado a assistir um vídeo de 30 segundos? Apesar de terem uma relevância inquestionável, não é novidade que essas propagandas acabam sendo cansativas às vezes, não é?

 O marketing de conteúdo vem tentando driblar justamente é isso: É uma proposta de conteúdo que não apenas não incomode o seu target como também seja verdadeiramente relevante para ele.

Dessa forma, já percebemos que um dos maiores objetivos dessa estratégia é realizar um conteúdo digital que o seu público realmente queira ler

Por isso, o foco não é falar da sua empresa ou do seu produto: Seu conteúdo deve, antes de tudo, sanar dúvidas ou curiosidades de quem estiver consumindo. 

O marketing de conteúdo é uma estratégia que ganhou imensa relevância nos últimos anos, apesar de não ser totalmente nova ou apenas marketing digital. Um paralelo offline dessa estratégia é o brand publishing, na qual grandes marcas publicam revistas que dialoguem com seus clientes. A Red Bulletin da Red Bull é um dos maiores cases dessa estratégia.

Então, vamos entender alguns pontos-chave para que você possa começar a sua produção de conteúdo e saiba ainda mais dessa estratégia!

Entendendo a importância do marketing de conteúdo

Lembra quando falamos lá no começo da importância dos anúncios pagos? Então, eles são essenciais para você conseguir leads para o seu site ou página. Mas e depois que eles entram na sua plataforma, o que faz eles ficarem? Como transformar esses leads em algo a mais?

Só com essa introdução já deu perceber a importância do marketing de conteúdo para o famoso inbound marketing, não é? Então vamos por partes.

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Retenção e engajamento de leads

Essa é, então, a primeira grande importância do marketing do conteúdo. É com essa estratégia que você mantém o seu público próximo da sua empresa ou marca. Com e-books, textos, posts e vídeos explicativos, você estará induzindo seu target a interagir com a sua empresa, e essa interação é muito valiosa.

Sem uma produção de conteúdo digital consistente e relevante, todos os seus leads vão simplesmente sair do seu site depois da primeira visita. E o pior: Vão esquecer da sua empresa.

Aumento da sua visibilidade em mecanismos de busca

A sua visibilidade é aumentada quando você produz conteúdo de qualidade que será compartilhado nas redes sociais ou entre seu público-alvo. Mas, além disso, é possível aliar essa estratégia com o famoso SEO

Ao produzir um texto bem construído e com palavras-chave relevantes para o seu target, você estará se colocando nos mecanismos de busca e, quem sabe, nos primeiros lugares. 

Por isso que, no marketing digital, o blog é uma ferramenta tão recomendada. São diversas possibilidades para a produção de conteúdo em texto que além de relevante para seu público, é relevante também para os mecanismos de busca. 

Criação de reputação e autoridade no assunto

Quando estamos escolhendo uma empresa para um determinado produto e serviço, gostamos de escolher aquelas que nos passam confiança no trabalho. Isso é normal.

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Quando você produz conteúdo falando sobre assuntos relacionados à sua marca, você mostra autoridade no assunto. Assim, quando chegar o momento dos seus possíveis consumidores escolherem alguém no mercado, é provável que escolham você.

É claro que para concretizar essa estratégia é necessário, novamente, falar sobre um conteúdo relevante para a sua marca.

Um exemplo: Nós da Bloomin, uma agência de marketing digital, escrevemos sobre marketing digital e não sobre criação de plantas. Criação de plantas é um tópico muito falado ultimamente e certamente nos renderia muitas visitas. Mas nós não conseguiríamos passar a credibilidade necessária para converter esses leads.  

Educação do seu público alvo

Quando você fala sobre assuntos relacionados ao seu produto ou serviço, mais do que apenas atraindo seu target, você está ensinando-o sobre todos os como, quando e porquê do seu serviço. 

Além de torná-lo mais seguro para tomar a decisão de compra, é possível até mesmo criar uma demanda. Apontando para o seu público os possíveis benefícios adquiridos com o seu produto, você o motiva a querer obtê-lo. 

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Pontos-chave para ter em mente

Agora que você já sabe a importância da criação de conteúdo digital e está convencido de que é necessário para sua empresa, precisa saber como começar. Nós já postamos um texto no blog explicando sobre como começar a traçar suas estratégias e porque contar com uma empresa de marketing digital. Você pode conferi-lo aqui.

Existem, entretanto, alguns pontos que são sempre necessários destacar. Então vamos lá!

O foco é o seu público-alvo, não você

Antes de tentar inserir seu produto em todo parágrafo do texto, lembre-se que o foco não é fazer propaganda. Existem muitas outras estratégias para isso. O objetivo central aqui é responder as dúvidas do seu público.

Por isso, é provável que você acabe falando muito mais da sua categoria de atuação do que sobre você. E tudo bem. Não ter o foco no cliente é uma péssima maneira de começar sua estratégia de marketing digital.

Logo, conheça o seu público

Como você vai falar com seu target se você não sabe o que ele pesquisa? Antes de tudo, é necessário entender o que ele almeja, quais são suas dúvidas, o entendimento básico que eles têm sobre a sua categoria de atuação e, principalmente, como você pode ajudá-lo.

Seja multimídia e multiplataforma

A produção de textos e blog para conteúdo são, de fato, a melhor porta de entrada para o marketing digital. Mas você não pode parar por aí. Por exemplo: O consumo de vídeo tem crescido cada vez mais na internet, e é comum as pessoas irem procurar a resposta em um vídeo explicativo ao invés de um texto. Ter conteúdos audiovisuais pode ser benéfico também.

Por isso, faça textos para seu blog de marketing de conteúdo, vídeos para o Instagram, fotos explicativas para o Facebook… assim vai. Explore várias plataformas e formatos.

Seja coeso com suas outras estratégias de marketing digital

Lembra como nós falamos da importância do marketing de conteúdo para o SEO e o inbound marketing? Então, essa frente da sua estratégia deve estar de acordo com todas as suas outras frentes.

Inclua palavras chaves no seu texto, escreva e-books para a retenção de leads em sua página, pense em pautas semanais para conteúdos. essa é uma forma de garantir união na sua estratégia.


Você já pode se orgulhar de ter uma boa base em marketing de conteúdo. Se quiser saber ainda mais, continue acompanhando o blog da Bloomin. E também não se esqueça de contar para a gente nos comentários o que achou desse texto!

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