80% das empresas de marketing utilizam IA em suas estratégias, afirma pesquisa

Tempo de leitura: 2 minutos

Estudo foi divulgado em fevereiro de 2025 e teve 106 respondentes

Entre entrevistados da área de marketing, 80% afirmaram que suas empresas utilizam inteligência artificial (IA) em suas estratégias, segundo o estudo “Decodificando os desafios da IA no mercado de publicidade digital” realizado pela IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau) em parceria com a empresa Nielsen.

Divulgada em fevereiro de 2025, a pesquisa teve 106 respondentes com filtro de 93 respondentes que usam IA.

Quais os principais benefícios da IA?

Os principais benefícios obtidos com o uso da IA, segundo os entrevistados, foram o aumento da eficiência e velocidade, assim como, maior suporte na tomada de decisões.

Powered by Rock Convert

O uso da IA é, principalmente, utilizado para criação de conteúdo, análise de dados e insights, otimização de campanhas e aplicações de escritório

Há quanto tempo as empresas utilizam IA? E como avaliam?

Apesar do amplo uso de IA pelas empresas, a implementação dessa tecnologia é recente e não há um consenso sobre o tamanho da sua eficácia. 74% afirmam que utilizam a IA no marketing das empresas a menos de 2 anos, e apenas 30% concordam que tem processos e métricas definidas para avaliar o uso de IA na empresa.

Qual o impacto da IA no futuro do marketing?|

“As empresas que adotarem a IA terão uma vantagem competitiva significativa, mas é fundamental considerar os desafios (…). O futuro do marketing é promissor, e a IA será um dos principais motores dessa transformação.” afirmou de forma anônima um dos respondentes da pesquisa. 

E ao que tudo indica, o investimento das empresas em inteligência artificial irá aumentar ainda esse ano. Já que 44% pretendem aumentar o orçamento destinado a ferramentas de IA para 2025

Powered by Rock Convert

Leave a Reply

whatsapp