Páginas principais, consideradas as mais importantes, recebem apenas 0,5% das citações da IA do Google no buscador
Um novo relatório da BrightEdge, plataforma de ferramentas para marketing de conteúdo e SEO, apontou que o conteúdo detalhado e especializado nos sites tem ganhado destaque na AI Overviews do Google.
Segundo o relatório, 82% das citações estão vinculadas a páginas de conteúdo profundo (dois ou mais cliques de distância da página inicial) e, apenas, 0,5% estão vinculadas às homepages (páginas principais). A pesquisa da BrightEdge analisou milhões de URLs citadas pelo AI Overviews do Google.
- KPI no marketing: conheça os principais indicadores de sucesso
- Nova atualização do Google Ads gera imagens de pessoas com IA
Mas afinal, o que é AI Overviews do Google?
AI Overviews do Google são respostas geradas pela inteligência artificial (IA) que aparecem antes dos resultados padrões. As respostas por IA utilizam de conteúdos de sites na internet e compartilham a fonte de suas informações.
Qual a importância do relatório da BrightEdge?

As homepages historicamente foram consideradas as mais importantes de um site, no entanto, nesta fase de Ai Overviews, foi demonstrado que toda página se torna importante e pode ser a porta de entrada de alguém com sua marca.
Então, será necessário se ter um conteúdo que agregue valor ao usuário em cada página para aumentar a visibilidade e credibilidade de seu site. Ou seja, um conteúdo que não só responda perguntas, mas que também explore tópicos com um nível de detalhe.
O volume médio de pesquisa para palavras-chave que acionam essas citações excede 15 mil pesquisas mensais. Assim, uma página bem posicionada pode gerar grande visibilidade.
“Na era da busca orientada por IA, o sucesso não está em otimizar o desenvolvimento mais recente, mas em fortalecer todo o seu site e a base de conteúdo. Os algoritmos de IA não espiam apenas pela sua porta da frente — eles exploram cada cômodo da sua casa digital.“ afirmou o presidente executivo e fundador da BrightEdge, Jim Yu