Para gerar fotos, é como se a inteligência artificial realizasse 20 comandos de texto
Imagens geradas por inteligência artificial (IA) viralizaram na última semana com a trend do Studio Ghibli, estética de animação japonesa. Porém, você sabia que o ChatGPT “bebe” água para ser utilizado?
É isso que aponta a pesquisa divulgada, em 2023, pelo Washington Post em parceria com pesquisadores da Universidade da Califórnia. Segundo os dados, o GPT-3 consome em média 500 ml de água a cada 10 a 50 perguntas de texto.
E para criação de imagens, como as fotos com estética do Studio Ghinli, é como se a IA realizasse 20 comandos de texto. Ou seja, é muito mais complexo para se criar imagens e, consequentemente, gasta mais água.
Como o ChatGPT “bebe” água?
Os chatbots de IA generativa consomem muita energia para responder uma pergunta, e seus processadores, que funcionam 24h por dia, precisam de água no processo de resfriamento.
Cada prompt (comando) solicitado é necessário uma série de cálculos para responder a pergunta da melhor maneira. Assim, ao realizar os cálculos, os servidores alocados em data center (salas que armazenam equipamentos de computação) aquecem e precisam ser resfriados.
Segundo a pesquisa, para responder um texto com 100 palavras gasta 519 ml de água. O mesmo email consome 0,14 kWh de eletricidade.
Quais os impactos hídricos das IAs?

A pesquisa do Washington Post, intitulada como Making AI Less “Thirsty”: Uncovering and Addressing the Secret Water Footprint of AI Models (Tornando a IA menos “sedenta”: descobrindo e abordando a pegada hídrica secreta dos modelos de IA), prevê que a demanda por IA seja entre 4,2 e 6,6 bilhões de metros cúbicos de captação de água até 2027,
“Isso é preocupante, já que a escassez de água doce se tornou um dos principais desafios da atualidade” afirma os pesquisadores que realizaram o estudo
A explosão de imagens geradas pelo ChatGPT
Na última semana, a ferramenta de criação de imagens pelo ChatGPT foi liberada gratuitamente para todos os usuários, e milhares de pessoas começaram a solicitar para que a IA criasse imagens no estilo Studio Ghibli.
A demanda foi tão alta que o ChatGPT ganhou um milhão de novos usuários em menos de 1h, e o CEO da OpenAI, Sam Altman, comentou em sua rede social X: “É super divertido ver as pessoas adorando imagens no ChatGPT, mas nossas GPUs estão derretendo. Vamos introduzir temporariamente alguns limites de taxa enquanto trabalhamos para torná-lo mais eficiente. Espero que não demore muito! O nível gratuito do ChatGPT terá 3 gerações por dia em breve.”