Com as lives em alta, a plataforma de eventos visa unificar a divulgação e eventos em uma plataforma só, auxiliando empresas.
Desde o início da pandemia do novo coronavírus em 2020, as lives têm sido um recurso muito popular tanto para artistas e empresas, como para espectadores. De um lado, temos o estreitamento com os fãs e clientes, bem como o esforço para manter-se na memória do público alvo. Do outro, temos pessoas apenas procurando por um entretenimento agradável.
Percebendo esse movimento, o Facebook anunciou nesta sexta-feira (14) o lançamento de uma ferramenta na sua plataforma, na qual seria possível organizar e promover eventos, cobrar e receber o pagamento e, por fim, sediar o próprio evento. Tudo em apenas um lugar, facilitando muito o processo, tanto para as empresas como para os espectadores. O anúncio inteiro, em inglês, você pode conferir aqui.
Entendendo as vantagens dessa plataforma de eventos
Como em qualquer mercado, um novo produto deve apresentar grandes vantagens para convencer um consumidor a trocar o seu produto atual pelo novo. Pensando assim, é interessante entender porque as PME e criadores iriam sair das suas plataformas atuais, como Instagram, Zoom e YouTube, e migrar para o Facebook.
A primeira grande vantagem é a cobrança. Um ponto destacado pelo Facebook é que não serão cobradas taxas pelas transmissões em sua plataforma. Dessa forma, os anfitriões dos eventos irão receber 100% do dinheiro arrecadado com os eventos. Quem realizar a transmissão por um IOS porém, irá receber apenas 70% do valor, pois a Apple coleta 30%. De acordo com o Facebook, eles contataram a Apple sobre essa taxa, mas eles optaram por não reduzi-la.
A outra vantagem essencial é poder organizar o evento inteiro em uma plataforma. Até mesmo os eventos realizados no Instagram, Zoom ou Youtube costumam precisar, em alguma medida, do Facebook, principalmente como forma de divulgação. Poder realizar a organização, divulgação e até mesmo cobrança, sem precisar recorrer a nenhuma outra plataforma, é uma imensa vantagem para as pequenas e médias empresas.
Veja como funcionará o processo
O Facebook divulgou uma página explicando um passo a passo detalhado e você pode ler tudo aqui. Basicamente, o Facebook irá começar avaliando se a sua página segue as políticas de monetização de parceiros. Isso é, se ela não publica nada relacionado à violência, discurso de ódio e conteúdo sexual.
Após isso, você irá adicionar uma conta bancária para poder coletar os pagamentos da venda dos ingressos. O valor de cada entrada é decidido pelo próprio anfitrião. Após isso, a divulgação é realizada a partir do planejamento individual das empresas ou criadores. Vale mencionar que essa pode ser uma etapa muito rica com as possibilidade de segmentação e impulsionamento do Facebook.
Por fim, o Facebook destaca que não é possível utilizar músicas cujo os direitos autorais você não possui. Isso já é padrão em lives e publicações de vídeos. Essa mensagem, muito provavelmente, tem o propósito de reforçar sua política estrita com propriedade intelectual e afins.
Explore a plataforma e conheça suas possibilidades
Em um momento tão delicado, no qual diversas empresas estão repensando seu posicionamento no mercado, essa pode ser uma ótima possibilidade para se recolocar na economia. Leia mais sobre a plataforma e seja criativo: Use essa ferramenta a seu favor, atraia e fidelize público, tudo enquanto gera dinheiro.
Você já sabia dessa nova ferramenta do Facebook? Consegue imaginar alguma possibilidade para a sua empresa? Conta aqui nos comentários e leia mais sobre novidades no nosso blog!