Matéria feita pelo site Coywolf indica que talvez a Apple esteja trabalhando em seu próprio mecanismo de busca
Existe uma chance de que o Google, o maior mecanismo de busca, tenha uma concorrência forte no futuro. Já existem diversos outros buscadores como Bing, DuckDuckGo e Yahoo!, mas nenhum deles conseguiu abalar a popularidade do Google.
Nos últimos anos, a Apple tem contratado mais profissionais especializados em mecanismos de buscas, apresentado crescimento na atividade do Applebot (indexador de páginas da Apple) e a utilização do Spotlight nas pesquisas da Siri.
Todos esses fatores indicam para um investimento na tecnologia que a Apple possui em relação a mecanismos de busca. O Spotlight já é um buscador por si só, mas utilizado apenas nos sistemas IOS e ainda incapaz de indexação de páginas. Isso mostra ainda mais a importância no aumento das buscas do Applebot.
Mecanismo de busca da Apple: Vantagens
O Google ainda é o mecanismo de busca padrão do Safari, navegador da Apple. Isso é parte de um acordo entre as duas empresas, no qual o Google paga bilhões de dólares anualmente. Desfazer esse acordo significaria ganhar menos dinheiros para a Apple. Mas vale lembrar que a maçã é a empresa mais valiosa do mundo, então é provável que eles não precisem desse dinheiro.
Além disso, esse acordo é só mais munição para os governos acusarem o Google de monopólio, já que a empresa está sendo investigada na Europa por práticas anti-competitivas. Dessa forma, é provável que o acordo não dure muito tempo.
Outra vantagem para a Apple seria enfraquecer seu concorrente ao mesmo tempo em que fortalece sua própria marca. Não é novidade que a empresa gosta de ter seu próprio sistema fechado, criando uma integração entre todos os seus produtos e induzindo os usuários a continuarem nas suas plataformas.
Dessa forma, um mecanismo de busca da Apple significaria mais um ponto de contato com o seu consumidor. Assim, a marca conseguiria dar mais visibilidade para diversos produtos e serviços seus como Apple Watch, Apple News+, Apple TV+, entre outros.
Como isso pode impactar o SEO
É difícil prever as estratégias envolvidas em compreender o funcionamento de uma plataforma que ainda não existe, mas não há dúvidas de que um novo mecanismo de busca iria mudar as regras do jogo.
Como grande parte desse mecanismo de busca da Apple teria seu funcionamento a partir da indexação do Applebot, e esse programa é baseado no Google, talvez o ranqueamento e o SEO não mudariam muito.
Contar com outra plataforma, entretanto, significaria possibilidades diferentes e, principalmente, públicos diferentes. Será que as buscas feitas no buscador da Apple serão conduzidas da mesma forma que no Google? Será que o público de ambos os buscadores procurará pelas mesmas coisas? Não dá para saber, mas são possíveis desdobramentos.
Muita calma nessa hora!
É importante concluir relembrando um detalhe: São apenas conjecturas. Como o Coywolf destaca, talvez a Apple não chegue a lançar um buscador e seus investimentos tenham outro foco. Portanto, não vale a pena teorizar muito agora.
Uma coisa é fato: Um mecanismo de busca da Apple abriria muitas possibilidades interessantes.
Você sabia dessa possibilidade? O que acha disso? Conte para a gente nos comentários!