Após 1 mês com o serviço apenas no Rio de Janeiro, cidade de São Paulo também contará com o Uber Promo
Visando diminuir aglomerações em horários de pico, a Uber desenvolveu uma nova modalidade de corridas, batizada Uber Promo. Similar ao serviço 99Poupa da sua concorrente 99, o serviço é mais um dos muitos da empresa voltados para a pandemia.
Esse novo serviço oferece opções mais baratas de corridas efetuadas fora do horário de pico. O próprio usuário deverá solicitar pelo Uber Promo no momento em que configura a viagem. Essa opção está disponível para motoristas da modalidade UberX.
A Uber já explicou que não existe um horário determinado para o funcionamento do serviço. Existem diversos fatores que podem aumentar ou diminuir a demanda do aplicativo, como chuvas, por exemplo. Nesse caso, o Uber Promo só aparecerá quando tiver baixo movimento no app.
Motoristas insatisfeitos com a proposta
Existem diversos canais de motoristas da Uber no YouTube. Os conteúdos normalmente são voltados para mostrar corridas inusitadas ou motoristas dando dicas uns aos outros sobre como faturar mais.
Diversos desses canais começaram a reclamar da nova medida, acusando a Uber de se aproveitar do desespero e necessidade dos motoristas para ganhar dinheiro.
Os canais aconselham que os motoristas não peguem essas corridas como forma de sinalizar sua insatisfação para com a Uber. Lembrando que em julho deste ano, diversos motoqueiros realizaram uma greve contra aplicativos como Ifood e Uber Eats.
Uber Promo e a pandemia
Como mencionado no início do texto, essa é mais uma das medidas que a Uber vem tomando em tempos de pandemia. Além do Uber Promo, a Uber já iniciou Uber Flash, Taxi e Medics, sem falar na interrupção do serviço Uber Juntos, no qual diferentes passageiros poderiam dividir uma mesma corrida.
Todas essas mudanças têm o objetivo de manter o aplicativo operando e mitigar o prejuízo por conta das políticas de distanciamento e isolamento social. Pensando nisso, a Uber também iniciou uma integração com supermercados em parceria com a Cornershop.
Cada serviço visa sanar demandas da população nesse momento. O Uber Flash realiza a entrega de objetos e documentos, o Taxi possibilita pedir táxis pelo aplicativo e o Medics, por sua vez, fornece descontos para profissionais de saúde. Vários desses serviços estão restritos às cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.
Além da preocupação com os lucros da empresa, essas ações são uma boa forma da Uber mostrar seu posicionamento de preocupação social na prática. Nós já falamos aqui no blog sobre a importância de ter posicionamento na pandemia. Você pode ler esse texto aqui
Gostou desse texto? Para continuar recebendo mais conteúdos como esse, acompanhe o blog da Bloomin!