A expansão digital registrada dentro e fora do país promove um movimento de urgência em companhias de diversos segmentos, que precisam se modernizar para sobreviver. Nesse sentido, para que a sua marca acompanhe essa tendência, apresentamos algumas das principais vantagens do SEO para pequenas empresas. Confira!
Afinal, o que é SEO?
Search Engine Optimization (SEO), ou otimização de mecanismos de busca, em tradução livre, é um conjunto de estratégias e técnicas voltadas para a manutenção do posicionamento de portais em ferramentas de busca digitais, como o Google.
Na prática, isso contribui com o fortalecimento de determinada marca e, indiretamente, com o aumento de credibilidade, fazendo com que resultados mais palpáveis possam ser registrados a curto, médio e longo prazo.
Quais são as vantagens do SEO para pequenas empresas?
Apesar de precária e, em geral, disseminada apenas entre as classes A e B, a conexão à internet em território nacional é bastante expressiva, conforme demonstrou o estudo O abismo digital no Brasil, desenvolvido pelo Instituto Locomotiva em parceria com a PwC.
De acordo com o levantamento, cerca de 49,4 milhões de pessoas são consideradas plenamente conectadas, possuindo dados para acesso disponíveis por, em média, 29 dias por mês. Outros 44,8 milhões foram classificadas como integrantes do grupo de indivíduos parcialmente conectados, em que essa estimativa, no mesmo recorte, é de 25 dias.
A conclusão do trabalho, focada na mão-de-obra nacional, indica que governos, empresas e instituições de ensino devem, juntas, “(…) construir um ecossistema forte e interconectado, comprometido com uma agenda abrangente de fortalecimento das competências digitais da população”.
Por outro lado, é possível interpretar esses dados como uma forte oportunidade de mercado, não somente através da capacitação trabalhista, como também por meio do aproveitamento do número de cidadãos parcial e plenamente conectados.
Esse aspecto fica ainda mais evidente ao se analisar o estudo Maturidade digital das MPEs brasileiras, desenvolvido e reportado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
De acordo com o levantamento, 66% das micro e pequenas empresas (MPEs) nacionais estão nos primeiros níveis de maturidade digital, com 18% analógicas e 48% emergentes. Segundo o artigo, companhias “(…) ‘emergentes’ que estão realizando esforços para se digitalizar, mas ainda possuem uma estrutura e modelos de negócios tradicionais”.
Dessa forma, é natural interpretar que essas estratégias podem ser extremamente positivas, seja para companhias de pequeno, médio ou grande porte. No entanto, é fundamental observar alguns fatores relacionados a essa diferenciação.
Qual a importância de se investir em companhias especializadas em SEO para pequenas empresas?
Assim como é possível notar acima, há um forte fator de competitividade em ambientes virtuais. Mesmo assim, ainda existe uma variabilidade muito grande desse aspecto envolvendo o porte de cada companhia.
Por isso, ao buscar informações sobre as vantagens do SEO para pequenas empresas, é fundamental compreender as particularidades desse segmento relacionadas a cada uma dessas características.
Em 14 de junho de 2022, por exemplo, o portal Pequenas Empresas & Grandes Negócios reportou um movimento bastante ilustrativo voltado para esse tema. De acordo com a matéria, as vendas virtuais de pequenas empresas cresceu 17% no último Dia dos Namorados em comparação à mesma data do ano anterior.
Se distanciando cada vez mais do rótulo de casos isolados, esses movimentos reforçam como o investimento nessa área e, consequentemente, seus resultados positivos são uma tendência, intensificando os sinais de alerta em empresários para se direcionar aplicações para esse setor.