Mídias sociais e a sua importância para empresas em meio à pandemia

Tempo de leitura: 4 minutos

As mídias sociais têm sido o principal canal de comunicação de empresas desde que a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou estado de pandemia do coronavírus. Uma vez que estamos vivendo um período de isolamento social, é o momento perfeito para que empreendedores possam estreitar sua relação com clientes.

Além disso, essa forma tem se mostrado muito eficiente para criar proximidade com o público-alvo de empresas. Para isso, muitas delas estão optando pela promoção de campanhas, eventos, ofertas e outras inúmeras formas de incentivar as vendas. Nesse post, iremos trazer boas práticas que empresas podem aderir em suas mídias sociais durante a pandemia.

Mídias sociais e a sua importância para empresas em meio à pandemia

Cenário do uso das mídias sociais na crise

De acordo com uma análise em suas próprias campanhas, a Obvious.ly percebeu que houve um aumento no consumo de mídias sociais, sobretudo no Instagram e TikTok. Em 7,5 milhões de postagens da empresa, cresceu cerca de 76% o número de curtidas diárias nas últimas duas semanas.

Nas impressões da campanha na rede social, a relação do primeiro trimestre com o quarto trimestre também demonstrou aumento de 22%. Já nos dados de 2.152 influenciadores da rede TikTok, o engajamento aumentou em 27% de fevereiro a março. Isso se deve em grande parte pelo isolamento social, que faz com que as pessoas estejam mais tempo conectadas às mídias.

Além disso, criou-se um grande interesse popular em consumir informações sobre a nova pandemia. Por isso, pequenas e médias empresas têm investido na criação de conteúdos que tiram dúvidas simples e orientam na prevenção. Isso também é uma forma de aproximar o público e torná-lo um fiel consumidor de suas postagens.

Ações de empresas para o pequeno empreendedor

Em vista da crise da pandemia, os pequenos empreendedores também estão tendo acesso à uma ajuda muito significativa. O Facebook, por exemplo, têm desenvolvido ações que visam ajudar as pequenas e médias empresas a atravessarem a crise com a menor parcela de prejuízos possível.

Powered by Rock Convert

Com isso, foi lançado o Facebook Small Business Grant Program. É um programa de bolsas que tem como intuito ajudar cerca de 30.000 negócios em mais de 30 países os quais esta mídia social opera. Com esta ação, empresas terão auxílio para despesas de aluguel, poderão qualificar sua mão de obra e conectar o seu negócio à internet.

O investimento inicial para este programa gira em torno de 100 milhões de dólares. As inscrições para participar estão abertas durante as próximas semanas e é possível participar cadastrando-se no site oficial do Facebook for Business. 

Mídias sociais e a sua importância para empresas em meio à pandemia

Pensando em estratégias de comunicação para mídias sociais

A criação de conteúdo nas mídias sociais é a melhor forma de fortalecer a imagem de empresas no cenário atual. Esse tipo de ação faz com que empreendimentos agreguem valor, construindo uma boa marca para seus consumidores. Por isso, há estratégias básicas que você pode seguir para alcançar este objetivo.

A parte mais importante para que sua comunicação seja efetiva é manter uma boa regularidade de postagens. Assim, você fará com que seus seguidores aguardem pelo novo post e isso lhe dará credibilidade. Além disso, lembre-se de criar conteúdos que tenham relação com seu segmento e que sejam, de certa forma, educativos.

Além disso, é de suma importância compreender a diferente linguagem entre mídias sociais. Cada uma delas tem uma forma de comunicação, e é essencial conhecê-las. Como exemplo disso, os times de futebol que tiveram seus campeonatos interrompidos estão investindo em boas atividades nas redes sociais. A temporada suspensa do NBA também fez com que muitos jogadores também preenchessem seu tempo criando conteúdos no Tiktok.

Por isso, não deixe de investir em conteúdos interessantes e relevantes para suas mídias sociais neste período de pandemia. O Instagram e o Facebook, assim como a nova tendência da internet TikTok, permitem uma série de ações e campanhas interessantes. Descubra o perfil de seu público e invista em uma boa comunicação virtual!

Para continuar recebendo dicas e novidades sobre o mundo da tecnologia e do marketing digital, basta acompanhar nossas postagens aqui no blog.

Powered by Rock Convert

Leave a Reply

whatsapp