Google AI Overview: saiba tudo sobre o uso de IA na busca orgânica

Tempo de leitura: 6 minutos

Saiba como funcionará essa nova ferramenta no Google; entenda também seus impactos nos SEO e estratégias focadas no tráfego orgânico

google ai overview

O Google anunciou em maio de 2024, em sua conferência anual, a chegada do AI Overview, o mais novo recurso que ficará disponível na pesquisa do maior mecanismo de busca do planeta, de modo a fornecer respostas por meio da inteligência artificial generativa.

Utilizando o Gemini, IA do Google, o novo recurso garantirá respostas precisas e detalhadas para quaisquer consultas. 

O Google AI Overview (IA Overview) foi lançado inicialmente nos Estados Unidos, contudo, espera-se que a big tech lance essa novidade em mais países rapidamente – a novidade já está disponível no Brasil.

A expectativa é que o novo recurso apareça com maior frequência, inicialmente, em consultas cujo tema esteja relacionado à saúde, medicina e finanças (Your Money, Your Life).

Entenda como o que é a AI Overview e como ela funcionará

De forma direta, saiba que a AI Overview consiste em respostas geradas pela inteligência artificial que aparecerão antes dos resultados padrões. 

Isto é, ao fazer uma pergunta como “explique mais sobre a importância da gestão de finanças pessoais”, no lugar dos links com textos que falam sobre o tema, o Google mostrará no topo da busca um texto feito por IA. 

Essa mudança segue uma abordagem mais intuitiva e integrada, na qual a IA oferece uma resposta completa à pergunta por meio de texto, além de outros recursos, como localizações no Google Maps, imagens e vídeos. A ideia é utilizar o recurso que for necessário para responder à dúvida do usuário. 

Portanto, pode-se dizer que essa mudança pretende otimizar a recuperação de informações, permitindo que os usuários entendam rapidamente os mais diversos temas sem precisar sair da sua consulta de busca inicial.

O que a AI Overview pode fazer? Conheça sua capacidade na prática

Conhecida também como Resumos Gerados por IA, a AI Overview, como dito, é uma ferramenta poderosa capaz de agregar valor significativo ao responder perguntas complexas com uma síntese abrangente do conhecimento disponível, em vez de simplesmente listar links ou resultados de busca tradicionais.

Agora, exploraremos suas principais funcionalidades:

1) Gerar resumos sintetizados

A IA Overview pode criar resumos com base na compreensão do que foi pesquisado pelo usuário e no conteúdo disponível na web, facilitando a obtenção de informações de forma rápida e eficiente.

2) Responder perguntas complexas

Graças à tecnologia avançada do modelo Gemini, a IA Overview desenvolvida pelo Google pode responder a perguntas cada vez mais complexas

Em vez de dividir uma pergunta em várias consultas no Google, você pode fazer uma única pergunta com todas as nuances desejadas e obter uma resposta completa.

Por exemplo, imagine um usuário procurando um novo estúdio de ioga ou pilates. Ele precisa que o estúdio seja popular, próximo de sua localização e ofereça descontos para novos membros. A AI Overview pode fornecer uma resposta detalhada com essas especificidades.

3) Fornecer informações relevantes

Utilizando o modelo Gemini, concorrente principal do GPT-4o, os Resumos Gerados por IA conseguem compreender as consultas e retornar com informações relevantes e contextualizadas, ajudando o usuário a encontrar exatamente o que precisa.

4) Auxiliar em planejamento

A AI Overview do Google também pode ajudar em tarefas de planejamento, fornecendo informações estruturadas e sequenciais para tarefas complexas como planejar uma viagem, organizar um evento ou estruturar um projeto.

5) Ajustar resultados

Em breve, a AI Overview permitirá ajustes nos resultados, oferecendo opções para simplificar a linguagem ou detalhar o resumo, tornando a informação ainda mais acessível e personalizada.

6) Assistência com vídeos

Com o recurso “Google Lens Ask with Video”, a AI Overview pode ajudar com respostas a partir de vídeos. Isso permite que os usuários façam perguntas sobre vídeos específicos, e a IA fornece respostas detalhadas com base no conteúdo do vídeo.

Powered by Rock Convert

Por exemplo, ao assistir a um tutorial, você pode perguntar sobre um passo específico, e a AI Overview destacará e explicará essa parte do vídeo, facilitando a compreensão e execução das instruções.

Como a AI Overview pode impactar o SEO?

A AI Overview terá um papel significativo na pesquisa do Google após seu lançamento, mudando a maneira como a otimização para os mecanismos de busca (SEO) é feita. 

De acordo com Liz Reid, Head of Search na Google, a empresa espera que “links incluídos nas AI Overviews recebam mais cliques do que se estivessem apenas na lista tradicional de resultados de busca”.

A AI Overview tem como intuito permitir que os usuários explorem seus temas de interesse de maneira mais profunda no buscador, descobrindo conteúdos de diversos editores, criadores, varejistas, empresas e muito mais. Mas, de que maneira isso impacta o SEO? 

Portanto, veja a seguir como a AI Overview pode afetar o tráfego orgânico:

Redução de tráfego?

Como os Resumos Gerados pela IA aparecem diretamente no topo dos resultados de busca, os usuários podem obter as informações necessárias sem clicar em links, o que pode resultar em uma redução do tráfego orgânico para os sites.

No entanto, como Liz Reid destacou, as páginas mencionadas na AI Overview também têm a chance de receber mais cliques, aumentando potencialmente o tráfego orgânico.

Foco na qualidade do conteúdo

Para serem destacados nos resumos da AI Overview, os sites precisam oferecer conteúdo de alta qualidade, bem estruturado e relevante. 

A IA utiliza o modelo Gemini para agregar informações de diversas fontes, o que significa que apenas conteúdos confiáveis e úteis serão utilizados.

Google informou que os criadores devem seguir as diretrizes de conteúdo ou Fundamentos da Pesquisa Google para se destacarem nos resumos gerados pela IA.

Maior engajamento na SERP = uma nova oportunidade para criadores

A AI Overview pode manter os usuários na página de resultados do Google por mais tempo, fornecendo respostas diretas e opções adicionais de pesquisa relacionadas. 

Apesar do risco de redução do tráfego orgânico, essa funcionalidade também oferece novas oportunidades para ganhar visibilidade no próprio ambiente de pesquisa do Google. 

Estratégias como a criação de clusters de conteúdo e a otimização para consultas de cauda longa podem ajudar a mitigar esses efeitos e até aproveitar novas oportunidades.

Estratégia de palavras-chave

As palavras-chave de cauda longa e consultas específicas podem se tornar mais importantes, pois a AI Overview é projetada para lidar com consultas complexas. 

Portanto, utilize ferramentas de SEO para repensar sua estratégia de palavras-chave e adaptá-la às mudanças trazidas pela IA generativa.

O que podemos dizer sobre a IA Overview? O que podemos concluir dessa mudança no Google?

Uma coisa é certa: ainda é cedo para avaliar plenamente os impactos da AI Overview, ou resumos por IA na Pesquisa Google, considerando que o lançamento oficial ocorreu recentemente nos Estados Unidos e no Brasil.

Por isso, uma dica importante é acompanhar os desdobramentos dessa novidade e se preparar para quando o recurso estiver amplamente disponível no Brasil — o que já está acontecendo.

Para os criadores de conteúdo, Liz Reid afirma não haver motivo para preocupação, uma vez que o Google continuará focando em enviar tráfego valioso para editores e criadores

Já para os usuários, a tendência é que o Google aprimore cada vez mais a experiência de todos em sua plataforma, atendendo suas necessidades com mais praticidade, eficiência e qualidade. 

Leave a Reply

whatsapp